Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Covid-19

Laboratório Carlos Chagas está apto a realizar exames oficiais do coronavírus em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Laboratório Carlos Chagas está apto a realizar exames oficiais do coronavírus em Mato Grosso
O laboratório Carlos Chagas apresentou os documentos necessários e está apto a realizar os exames considerados oficiais, pelo governo, de testes do novo coronavírus. Com isto, os pacientes que testarem positivo e tiverem feito os testes no local, já passam a ser considerados pela Secretaria de Saúde (SES).


Leia mais:
Entenda porque o caso de coronavírus não era reconhecido pelo Governo de MT
 
Conforme a Pasta, o laboratório Carlos Chagas já apresentou documento necessários para sua validação, que o torna apto a realização dos exames em Mato Grosso.
 
Vale lembrar que, por conta da questão de laboratórios validados, apenas um caso foi confirmado de forma oficial em Mato Grosso, sendo que outras duas pessoas já testaram positivo, mas em locais não credenciados pelo Ministério da Saúde.
 
Entenda a diferença
 
O primeiro caso do novo coronavírus em Mato Grosso começou a ser divulgado pela imprensa, mas não era reconhecido como oficial. A situação acabou gerando uma confusão entre a população. Algumas pessoas, contudo, ainda diziam se tratar da propagação de notícia falsa e tentativa de instalar o pânico.
 
O exame que apontou a confirmação foi realizado na segunda-feira (16) e confirmado pelo Hospital Santa Rosa em Cuiabá. Somente na noite de quinta-feira (19), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT),  obteve resultado da contraprova realizada no Laboratório Central (Lacem-MT) e oficializou os dados.
 
Os casos só podem ser considerados positivos quando o laboratório do hospital (rede pública ou privada) é validado pelo Ministério da Saúde. Quando não há reconhecimento do credenciamento da unidade junto ao órgão de saúde, as amostras coletadas do suposto infectado devem ser encaminhadas para o Lacen-MT, que ficará responsável por repetir o exame.
 
Somente após a realização de um novo exame é que o resultado será reconhecido oficialmente para ser contabilizado no quadro de monitoramento, seja negativo ou positivo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet