Olhar Direto

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Ruas vazias e população de máscaras: veja imagens de Cuiabá no primeiro dia do decreto de quarentena

Da Redação - Érika Oliveira

24 Mar 2020 - 08:02

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Ruas vazias e população de máscaras: veja imagens de Cuiabá no primeiro dia do decreto de quarentena
A maioria das medidas que vêm sendo anunciadas para enfrentar a Covid-19 em Cuaibá, por meio de decretos editados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da Capital, passaram a valer nesta segunda-feira (23), como a suspensão de aulas, o fechamento de estabelecimentos comerciais e a suspensão de parte da frota do transporte coletivo. No primeiro dia de maior rigor da quarentena imposta à população, as ruas da maior cidade de Mato Grosso estavam vazias e as poucas pessoas que circulavam se protegiam como podiam do coronavírus. 



Leia mais: 
Secretário afirma que mato-grossenses que não seguirem decretos poderão ser presos 

Conforme definido pelo Gabinete de Situação, criado para estabelecer estratégias contra o avanço da Covid-19 em Mato Grosso, todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras o Estado atualizará as ações que serão adotadas. Hoje, novas medidas foram anunciadas como a proibição do funcionamento de bares e lojas de conveniências e a restrição a restaurantes e padarias, que só poderão operar na opção de entrega ou retirada no local. 



O novo decreto do Estado também trouxe mudanças em relação ao serviço público. Agora, cabe à autoridade máxima de cada órgão estadual (secretário, chefe, diretor de autarquia) decidir se há ou não necessidade da presença física dos servidores nas unidades administrativas. 



Um decreto da Prefeitura de Cuiabá também impôs o fechamento de todo o comércio da Capital até pelo menos o próximo dia 5 de abril. Porém, estabelecimentos considerados essenciais poderão ficar abertos durante o período de quarentena imposto pelo município. 



Entre os estabelecimentos que poderão ficar abertos estão: clinicas médicas e estabelecimento hospitalares, clinicas veterinárias em regime de emergência, supermercados e similares, tais como padarias e açougues, farmácias, funerárias, agências bancárias, distribuidores de água e gás, serviço de segurança privada, serviço de táxi e aplicativos transporte individual de passageiros, lavanderias e serviços de higienização, lojas de materiais de construção. 



Aos postos de combustíveis está estipulado o funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, sendo vedada a abertura aos domingos e feriados. 


O decreto determina o fechamento de estabelecimentos como shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, templos, igrejas, academias, clubes e similares, bem como feiras livres e exposições. 



De acordo com os últimos números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado,  Mato Grosso monitora seis casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus.  


Confira na galeria imagens registradas em Cuiabá, nesta segunda-feira, pelo repórter fotográfico do Olhar Direto:

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Servidor
    24 Mar 2020 às 12:49

    Graças a Deus, as pessoas estão agindo de forma consciente e permanecendo em suas casas.

  • CUIABANO MT
    24 Mar 2020 às 12:21

    Todo esse caos por culpa de umas pragas que viajaram para o exterior sabendo do risco de contágio e voltaram para o Brasil e não ficaram em quarentena pensando somente em si próprio, ficou desfilando com o vírus para todos os lugares, nos supermercados lotados, farmácias, boates, bares, etc... vai ter a "explosão" agora porque o vírus já foi espalhado quando o povo deveria ter ficado em casa, todo mundo foi individualista, se aglomerando nos lugares para estocar em casa, do que vai adiantar se foi contaminado quando deveria ficar em casa e evitar as aglomerações e frear a disseminação do vírus... triste as atitudes inconsequentes da grande maioria da humanidade que causa sofrimento a todos...

  • Jonas
    24 Mar 2020 às 09:26

    Esperamos que enfermeiros e tecnicos ou outras pessoas da areas nao se contaminem ou sejam agente deste mal que sobrecarrega pois eles estao sempre presente em nossaz vidas e dos nossos entes queridos. Que Deus proteja todos voces anjos que estao a frente deste trabalho para garantir nossa saude que e arriscar a suas vidas mesmo sendo precionados pelos coroneis desta cidade

  • da Gurizada CMC
    24 Mar 2020 às 09:03

    Está cancelada a reunião da gurizada também. CMC

Sitevip Internet