Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de abril de 2020

Notícias / Política MT

Secretário de Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT

Da Redação - Érika Oliveira e Max Aguiar

23 Mar 2020 - 17:36

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Secretário de Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, acaba de atualizar os dados do coronavírus em Mato Grosso e informou que, após o credenciamento de dois laboratórios particulares na Capital, subiu para 6 o número de casos confirmados da Covid-19. Todos os casos são da região metropolitana, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. Outros dois casos de Rondonópolis ainda aguardam contraprova.

Leia mais:
Mauro Mendes anuncia entrega de 260 leitos para atender casos graves de coronavírus

Figueiredo destacou que esses números podem aumentar na terça-feira (24), tendo em vista que vários testes realizados no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, ficarão prontos nesta madrugada. Por hora, Mato Grosso monitora 210 casos suspeitos. No país, já foram confirmadas 34 mortes e 1891 casos confirmados no 26 estados e no Distrito Federal. 

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. 

Durante coletiva virtural, Gilberto Figueiredo informou, ainda, que para tratar de todos os casos que futuramente devem se confirmar em Mato Grosso, 600 novos respiradores vão ser adquiridos para ajudar no tratamento dos pacientes em estado grave. 

Nesta segunda-feira, ao lado do governador Mauro Mendes (DEM), Figueiredo também anunciou a construção de mais de 200 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. "Esse trabalho será praticamente para triplicar o serviço do Metropolitano. Atualmente, lá possuímos 60 leitos, sendo 50 de enfermaria e 10 para UTI. Depois da construção dos novos leitos, teremos 180 leitos de enfermaria e mais 30 leitos de UTIs", comentou o secretário. 

A obra deve ser concluída, segundo estimativa do Governo, em até duas semanas. Após finalizada a construção dos novos leitos, o Hospital Metropolitano será utilizado exclusivamente para atender casos graves da Covid-19.

As ocorrências que levantam a suspeita do vírus no Estado estão em Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

Afirmando seguir orientação do Ministério da Saúde, Gilberto finalizou a coletiva comunicando que a partir de agora somente casos considerados graves serão submetidos a testes. "Não vamos mais fazer testes em todos os casos suspeitos. Vamos fazer os testes em agravamento e que estejam em unidades hospitalares. Sintomas leves nem precisam sair de casa. É preciso ficar em casa. É uma decisão do Ministério da Saúde, que vamos cumprir aqui", explicou o secretário. 

Atualizada às 18h

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mari
    25 Mar 2020 às 11:20

    O Secretário de Saúde está com suspeita do conavírus? A a orientação a OMS que é para usar máscara somente quem tem o vírus ou suspeita, para não faltar máscara!

  • Eita
    24 Mar 2020 às 11:03

    Ta pegando mal essa coisa de só testar caso graves. Vai acabar dndo a sensação de fls segurança e o virus vai continuar circulando. Vai acabar indo por água abaixo todo esse esforço de quarentena.

  • Jose
    24 Mar 2020 às 10:42

    Vou ser bem Sincero deve estar uma pressão enorme em cima deste secretario para aumentar os casos.Assim eles tem bala para pressionar o Governo Federal mandar mais dim dim e agora não vão usar paleto vai ser uma mala de viagem grande...

  • Juscelino Alves Ferreira
    24 Mar 2020 às 09:34

    Nas entradas do PS antigo, não tem álcool de nenhum tipo, esposto para os funcionários ou mesmo qualquer pessoa que adentrar!

  • Elisangela
    24 Mar 2020 às 09:14

    Pessoal, 90% dos infectados de todo o Brasil estão em casa. O problema é que quando falam em infectados acham que ta todo mundo internado e entubado no hospital. Tanto é que a orientação é que procurem os hospital só se estiverem com dificuldade pra respirar, o que é raro. Se continuar com essa loucura de parar tudo, a maioria vai morrer de fome, pq empresas vao fechar e nao teremos emprego e nem salário. Acordem pra vida e vamos trabalhar.

  • Marcos
    24 Mar 2020 às 08:56

    O hospital São Mateus confirmou 33 casos, mas o laboratório oficial só confirmou 6. Falar a verdade pode ser assustador, mas é o melhor a ser feito.

  • Chico Bento
    24 Mar 2020 às 07:43

    Junior, esse é o relatório oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Leia a matéria e entenda o que ela diz!

  • Landolfo Vilela Garcia Junior
    23 Mar 2020 às 22:30

    Secretário cadê o site para inscrição de voluntários? Os treinamentos para seguranças, maqueiros, motoristas de ambulância, de carros de assistência... Mesmo os voluntários precisam ser treinados, os profissionais de enfermagem a mais... O sistema já não consegue atender o ordinário... Vocês estão demorando.... Eu sou voluntário, para atuar em qualquer área...

  • JFK
    23 Mar 2020 às 20:16

    não sei qual a preguiça de vocês de montarem uma tabela para mostrar os casos suspeitos e os confirmados, a preguiça é tanta né ?

  • Fabio Jr
    23 Mar 2020 às 19:37

    Uma matéria com números reais, informações concretas, isso é seriedade em repassar a informação! ????????????????????????

Sitevip Internet