Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de março de 2020

Notícias / Cidades

Em meio ao coronavírus, passageiros lotam ônibus em Várzea Grande; veja vídeo

Da Redação - José Lucas Salvani

24 Mar 2020 - 14:01

Foto: Reprodução

Em meio ao coronavírus, passageiros lotam ônibus em Várzea Grande; veja vídeo
Um vídeo, que tem circulado nas redes sociais, mostra um ônibus intermunicipal lotado de passageiros na manhã desta terça-feira (24), em um terminal em Várzea Grande. No vídeo, as pessoas estão bem próximas umas das outras, indo de contramão ao decreto divulgado na segunda-feira (23) pela prefeita Lucimar Campos (DEM), que instituiu 1,5m de distância entre passageiros no transporte público.

Leia mais:
VG decreta fechamento de lojas e deixa 70% de ônibus em circulação

No vídeo, um morador reclama da situação: “olha como está lotado. Espremendo as pessoas na porta”. A bolsa de uma das passageiras, inclusive, fica presa na porta do veículo devido a super lotação. Veja o vídeo abaixo.
 

O decreto publicado por Lucimar determinou a redução de 30% da frota de transporte coletivo priorizando os servidores públicos identificados das áreas essenciais como saúde, segurança, social, limpeza pública, água e saneamento, educação, sem descuidar de casos especiais da população que não tem meios de locomoção. Assim, em ônibus, os passageiros devem respeitar a distância de 1,5m. Já em carros de aplicativo, o passageiro deve se sentar no banco traseiro. 

O novo decreto reafirma ainda outros compromissos da gestão municipal como de utilizar poder de Polícia para coibir eventuais desrespeitos as decisões de não aglomeração de pessoas e de funcionamento de estruturas regulares, sinalizando ainda pelo cumprimento das determinação do Governo do Estado e da Medida Provisória e Decreto do presidente da República que estabelece as regras de funcionamento de transporte coletivo de passageiros rodoviário, aeroviário e ferroviário.

Também são reafirmadas outras decisões já adotadas e que visam a suspensão das aulas em Escolas Municipais e Creches Municipais, fim das inaugurações e eventos, congressos e cursos e a criação de facilidades para atendimento da população por meios eletrônicos, on line, e-mails, sms e mídias sociais.

Confira a nota da MTU na íntegra:

Em nota divulgada ao Olhar Direto, a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) informou que irá fazer ajustes a partir desta quarta-feira (25) para evitar aglomerações entre as 6h e 7h. A associação ainda reforçou para que a população colabore, visto que não possui poder de polícia.

A MTU informa que conforme foi determinado pelo Decreto Estadual 419 e Decreto 20/2020 da Prefeitura Municipal de Várzea Grande para o Transporte Intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande o percentual de carros vem sendo cumprido. No entanto será feito ajustes a partir de amanhã no horário entre 06 horas  as 07 horas para evitar aglomerações. A MTU alerta à população de Várzea Grande que fique atento as recomendações das autoridades de saúde para a necessidade de isolamento e obedeçam as determinações do Governo do Estado de que os ônibus só podem carregar pessoas sentadas portanto as pessoas devem aguardar o próximo ônibus. A MTU lembra que as empresas não tem poder de polícia e por isso contam com a conscientização e compreensão de todos quanto a evitarem aglomeração e utilizarem o transporte coletivo somente para extrema necessidade .

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Magali Sousa
    24 Mar 2020 às 16:30

    Povo é gado mesmo. Continua sendo mansos e continuem votando em Lucimar.

  • Alice
    24 Mar 2020 às 16:15

    Tem muita gente precisando trabalhar. Somente reduzir a frota não é solução, está sim criando outro problema ainda maior.

  • patriota Brasil
    24 Mar 2020 às 16:13

    Tiraram 30% dos ônibus de circulação e nada disso adiantou, só fez ferrar com os usuários.

  • VARZEAGRANDENSE
    24 Mar 2020 às 16:12

    AS PESSOAS DEVERIAM FICAR O MAXIMO SEM AGLOMERAÇÃO PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS QUE É LETAL PARA MUITOS

  • 300
    24 Mar 2020 às 15:44

    LEONIDAS TINHA QUANTAS PESSOAS NO ONIBUS, 300? "UM POUCO MAIS",AS PESSOAS ACHAM QUE AQUI NO BRASIL VAI SER DIFERENTE DE OUTROS PAISES, NÃO TEM NOÇÃO DO TAMANHO DA CATASTROFE DESSAS AGLOMERAÇÕES, SE TIVER UM CONTAMINADO AÍ, VAI CONTAMINAR TODOS, QUE ESTAO NESSE, LOCAL VÃO CONTMINAR INOCENTES, FAMILIARES, CONHECIDOS, ETC... POR ISSO NA ITALIA TÁ MORENDO UM MONTE DE PESSOAS. SE CONTINUAR ASSIM, VAI SER PIOR DO QUE NA ITÁLIA.

  • wagner santos
    24 Mar 2020 às 15:35

    Mas é lógico eu tenho que trabalhar e o único meio que tenho é o ônibus.

  • observo
    24 Mar 2020 às 15:23

    Muitas empresas ainda estao funcionando .. as pessoas precisan trabalhar.... coloque 100% da frota para evitar o tumulto nao adianta nada reduzir a frota de onibus e continua tudo lotado

  • Dudu
    24 Mar 2020 às 15:01

    Olha aí o Carona vírus!!!

  • Antonio
    24 Mar 2020 às 14:32

    Enquanto os órgão público não colocar técnicos especialistas no comando isso que vai acontecer nas cidades. Quanto a este problema de ônibus municipal o problema foi que o comercio em sua maioria esta fechado e a prefeitura diminui também o numero de ônibus na cidade. Se tivesse mantido os mesmos números de ônibus nas ruas em período normal, as poucas pessoas que ainda estão trabalhando tem que se amuntuar nos ônibus, se tivesse mantido a capacidade normal teria muitos ônibus na rua mas com poucas pessoas. Isso sim é falta de gestão.

  • Curioso
    24 Mar 2020 às 14:28

    Povo sem noção da vida

Sitevip Internet