Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

isolamento social

Conselho de Enfermagem repudia decreto: “Ficar em casa é uma forma de proteger quem não pode”

Foto: Ilustração

Conselho de Enfermagem repudia decreto: “Ficar em casa é uma forma de proteger quem não pode”
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) divulgou na última quinta-feira (26) uma carta de repúdio ao decreto governamental que autoriza a reabertura de diversos estabelecimentos comerciais. No documento, os profissionais alertam que “. Ficar em casa é também uma forma de proteger, reconhecer e respeitar quem não pode fazê-lo, em razão do seu dever de ofício”.


Leia também:
Conselho pressiona por reabertura de academias e argumenta: “profissão da área da saúde”
 
O decreto nº 425/2020 veio também na quarta-feira (26), e flexibiliza medidas de isolamento social. “Diante deste cenário, a circulação de pessoas pela cidade aumenta o risco para toda a população, em especial aos menos favorecidos que dependem do transporte público. Esta faixa social certamente ainda será a mais penalizada, já que não contamos com um serviço público de saúde capaz de atender e suportar a possível demanda decorrente dos casos de contaminação e adoecimento nas formas graves. Já conhecemos a trágica realidade em países desenvolvidos/ricos como a Itália, Espanha entre outros, com a devastadora ação do Coronavírus”, diz a carta.

O conselho ainda defendeu que se deve priorizar a saúde e a vida, e a proteção dos trabalhadores impedidos de se isolar devido às obrigações profissionais e dos cidadãos que fazem parte do grupo de risco. O documento é assinado pelo Comitê de Gestão de Crise, que foi criado para atuar durante a pandemia do coronavírus.
 
Confira a íntegra do documento:

 
Carta aberta do COREN-MT sobre o Decreto N.º 425/2020, do Governo de Estado de Mato Grosso

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso vem a público manifestar  repúdio ao Decreto N.º 425/2020,  do Governo de Mato Grosso, que flexibiliza as orientações de isolamento social, como medida sanitária ao controle de propagação do Coronavírus, ao tempo em que reafirma tais medidas como potente proteção no sentido de evitar a crescente incidência da Covid-19.

As autoridades comprometidas com a vida, profissionais de saúde e comunidade científica têm advertido que a transmissão do vírus se dá por via aérea e no contato direto entre pessoas, apontado o isolamento social e os cuidados com a higiene como as atitudes mais eficazes para o seu controle e prevenção.

Hoje (26/03, 17H:30Min), tem-se 2.832 casos confirmados no país (sendo nove em Mato Grosso)  e 77 mortes. Segundo o Ministério da Saúde, o pico de contaminação ainda não foi atingido.

Diante deste cenário, a circulação de pessoas pela cidade aumenta o risco para toda a população, em especial aos menos favorecidos que dependem do transporte público. Esta faixa social certamente ainda será a mais penalizada, já que não contamos com um serviço público de saúde capaz de atender e suportar a possível demanda decorrente dos casos de contaminação e adoecimento nas formas graves. Já conhecemos a trágica realidade em países desenvolvidos/ricos como a Itália, Espanha entre outros, com a devastadora ação do Coronavírus.

Manifestar repúdio à decisão do Chefe do Executivo estadual, é reafirmar a preocupação com a insegurança em que trabalham os profissionais de enfermagem. Ficar em casa é também uma forma de proteger, reconhecer e respeitar quem não pode fazê-lo, em razão do seu dever de ofício. Nós, profissionais de enfermagem, estamos na linha de frente e as condições em que atuamos já se mostraram precárias e inseguras na maioria dos serviços.

Assim, o Coren-MT vem a público clamar à população que mantenha as orientações de isolamento social e cuidados com a higiene, em especial, aqueles cidadãos enquadrados no grupo de risco: diabéticos, hipertensos entre outras doenças crônicas, gestantes e idosos, acima de 60 anos.

Reconhecemos os prejuízos provocados pelo isolamento social sobre a economia no geral, mas como profissionais da saúde entendemos que a vida é o bem maior a ser preservado.

A colaboração de todos é essencial, pois as próximas semanas serão decisivas.  Não podemos correr este risco.  Fique em casa, pelo bem de tod@s.

#Fiqueemcasa

Cuiabá (MT), 26 de março de 2020.
Comitê de Gestão de Crise – Coronavírus – Coren-MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet