Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Um caso confirmado

Com 8 mil habitantes, Nova Monte Verde muda rotina após confirmação de coronavírus

Foto: Miro Araújo

Com 8 mil habitantes, Nova Monte Verde muda rotina após confirmação de coronavírus
Com pouco mais de 8 mil habitantes, a cidade de Nova Monte Verde, que fica na região Norte do Estado, a cerca de 970 quilômetros de Cuiabá, precisou mudar a sua pacata rotina ao entrar no radar do Ministério da Saúde como um dos menores municípios do país a ter um caso confirmado do Novo Coronavírus, na semana passada.


Leia também

A paciente em questão é uma mulher de 32 anos, moradora de Santa Rita do Trivelato (350 km de Cuiabá), que viajou para Nova Monte Verde na primeira semana do mês de março para visitar alguns parentes.

A moça, segundo a Secretaria de Saúde do município, começou a passar mal já nos primeiros dias em que esteve na cidade e foi conduzida pelos familiares a uma unidade médica, onde foi coletado material para exame.

Como os sintomas que ela estava sentindo eram semelhantes ao do Covid-19, a mulher precisou ir para o isolamento, onde permanece em quarentena desde que a infecção foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT).

A partir da confirmação do caso, várias medidas de prevenção foram sido tomadas pela prefeita Beatriz Lemes (MDB), a ‘Bia’, como é conhecida no município.

Em decreto assinado por ela no dia 22 de março, a chefe do Executivo determinou a suspensão de atendimento presencial em estabelecimentos comerciais; limitou horário de atendimento em Casas Lotéricas e em cooperativas de créditos; suspendeu as aulas em escolas; proibiu o serviço de moto-taxi, um dos meios de transporte mais utilizados no município; exigiu a lista de hospedagem de hotéis; e ainda criou um toque de recolher das 20 horas as 4 horas em todo o perímetro urbano.

Outras providências também foram tomadas pela gestora como uma barreira sanitária no entroncamento das Rodovias MT-208 com a MT-417, com equipes fazendo triagem e monitoramento das pessoas que vieram de fora e que pretendem permanecer na cidade.


“Os motoristas e passageiros recebem orientações e após informar de onde vem e qual será o seu destino final, é que a equipe de saúde faz a triagem e inicia monitoramento das pessoas que vieram de fora e irão permanecer no município”, disse a prefeita em suas redes sociais.

Outra precaução que está sendo diariamente tomada é o processo de higienização e desinfestação nas principais ruas e avenidas da cidade, onde é maior o fluxo de pessoas.

A prefeitura também disponibilizou um canal direto, por meio de telefone, um serviço de telemedicina para a população tirar dúvidas sobre o coronavírus com uma médica que presta serviço ao município.

O caso de coronavírus em Nova Monte Verde é o único do Estado fora da baixada cuiabana, segundo o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo. O município que vive uma ameaça reeal, não deve adotar ao Decreto de flexibilização anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM), pelo menos até o mês de abril.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet