Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Laboratório do Estado realiza apenas 242 testes em oito dias para confirmar casos de coronavírus

Da Redação - Arthur Santos da Silva

31 Mar 2020 - 11:02

Foto: Reprodução

Laboratório do Estado realiza apenas 242 testes em oito dias para confirmar casos de coronavírus
O Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) analisou apenas 242 amostras para confirmar casos do novo coronavírus no período de 20 a 27 de março. Foram registrados 236 testes com resultado negativo através da metodologia de RT-PCR. As informações foram divulgadas na segunda-feira (30).

Leia também 
Sobe para 18 número de casos de Covid-19 confirmados; 210 apresentam problemas respiratórios graves

 
A unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) é responsável pela análise de amostras dos casos suspeitos da infecção por coronavírus, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Outras instituições particulares podem realizar exames, desde que cadastradas pelo Ministério da Saúde.
 
A SES notificou, até a tarde desta segunda-feira, 18 casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso. Um aumento de 6 casos, desde a divulgação da Nota Informativa da última sexta-feira (27)
 
Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (12), Rondonópolis (3), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2). Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. 
 
Dos 18 casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, 4 estão hospitalizados, sendo todos em leitos privados; dois estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e dois em enfermaria.

O Lacen só realizará os testes em casos já monitorados, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Grigorio
    31 Mar 2020 às 15:10

    Já estamos há pelo menos 20 dias da pandemia no MT é um numero assustador os infectados ! Acredito que a FDA a OMS deveria vir e comprovar a imunização que temos pelo consumo de 3 meses no verão pela fruta pequi ! Fato.

  • Rafael
    31 Mar 2020 às 14:36

    Fazer tão poucos exames é ruim para o planejamento estratégico e só aumenta as especulações, pois veja: se houver realmente tantos casos significa que o esforço da quarentena não seria em vão, porém se os casos forem poucos - especialmente relacionados a óbitos, poderíamos pensar em reduzir as restrições. Sem dados reais ficamos nessa paranoia.

  • pedalada
    31 Mar 2020 às 14:30

    Sabemos por A B que não é só 18 casos de Covid em MT. Como o comentário do "Eleitor" disse, o governo só aceita testes que passem pelo Lacen.

  • Eleitor
    31 Mar 2020 às 12:36

    Até agora não entendi o porque do governo “segurar” os números dos casos, vários laboratórios particulares já estão aptos a fazerem e divulgarem, mas o estado insiste em barrar a sociedade de saber os reais casos, ficam aí soltando dois por dia, sendo que a doença como todos sabem se espalha rapidamente. Lastimável!

  • Antonio
    31 Mar 2020 às 11:46

    Governos têm que levar população pobre em conta, diz chefe da OMS sobre lockdown. Cadê a grande mídia, se calaram diante desta fala da OMS, ah mas se fosse o Bozo né, NOOOOOOOOSSSAA seria uma catástrofe, né.

  • Joaquim Jose
    31 Mar 2020 às 11:40

    Juntando a informação de que os leitos de uti já estão no limite como atestou o MP e essa informação da capacidade insignificante de realização dos exames para a confirmação do COVID-19, temos um cenário assustador. Subnotificação e inercia do Governo em criar novos leitos. Caos e morte nos esperam infelizmente. E o Governo nada faz...apenas aqueles leitos de Várzea grande não serão suficientes. Acordo pelo amor de deus Governador.

Sitevip Internet