Olhar Direto

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Deputado quer proibir reintegração de posse em Mato Grosso durante pandemia

Da Redação - Max Aguiar

05 Abr 2020 - 16:45

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Deputado quer proibir reintegração de posse em Mato Grosso durante pandemia
O deputado João Batista (Pros), apresentou na última semana um projeto de lei que suspende o cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejo e remoções judiciais em Mato Grosso durante o período de pandemia do novo coronavírus. 

Leia mais:
Mauro defende quarentena “meio termo”: nem o que Bolsonaro quer, nem fechar tudo

Segundo o parlamentar, enquanto permanecer o período de combate ao Covid-19, a lei deve garantir moradoria à população mais pobre, que inclusive nesse período está sofrendo para pagar aluguéis devido a quarentena decretada pelos órgãos competentes da Saúde pública. 

“As consequências econômicas decorrentes da paralização dos serviços em função das medidas de confinamento social, acarretarão enormes dificuldades para pagamento de aluguel e prestações de casas financiadas. Com certeza muitas famílias estarão ameaçadas de despejo e remoções forçadas, o que poderá obriga-las a entrar em situações de maior precariedade e exposição extrema ao vírus”, disse João Batista.

Preocupado em dar continuidades em vários serviços, o parlamentar diz que as medidas de contenção podem deixar algumas empresas impossibilitadas de cumprir com obrigações pactuadas e contratualmente assumidas.

“A Justiça do país já se manifesta nesse sentido. Em Brasília um magistrado deferiu pedido de tutela de urgência para um lojista de um shopping center, permitindo-lhe a supressão de pagamento do aluguel mínimo e do fundo de promoção e propaganda, enquanto perdurar a pandemia e as situações de restrições impostas por ela”, disse.

Mais ações

O deputado também apresentou um requerimento de informações ao secretário de Segurança Pública do Estado (Sesp), solicitando informações sobre “quais medidas estão sendo adotadas, para o enfrentamento à Covid-19, nas unidades penais do Estado”.

Ainda na manhã de segunda-feira, João Batista apresentou uma indicação ao governo do estado, mostrando a necessidade de suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados, dos servidores públicos estaduais, pelo período de noventa dias. O prazo que poderá ser ampliado enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Como deputado estadual estou usando todas as ferramentas que estão ao meu alcance. Espero que o governo do estado atenda as minhas proposições apresentas hoje durante a sessão”, finalizou.

Projeto semelhante no Senado

Foi aprovado nesta sexta-feira (3), pelo Senado, projeto de lei que proíbe despejo até dia 30 de outubro, por conta da pandemia do novo coronavírus. O texto, que é de autoria do senador Antônio Anastasia (PSD-BA), trata ainda de outros pontos de relação de direito privado e reúne sugestões do presidente do STF, Dias Toffoli, de regras que devem valer apenas para o período da crise. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. A regra vale para ações ajuizadas a partir de 20 de março de 2020, data de publicação no Diário Oficial da União (DOU) do decreto que reconhece estado de calamidade pública no país. 

15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • PAGADOR DE IMPOSTOS SEM RETORNO
    06 Abr 2020 às 11:44

    O PT PMDB E PSDB E CONGRESSO CONSTRUIRAM ESTADIOS PARA A COPA E PARA AS OLIMPIADAS QUE NOS CUSTAM O TRIPO ROUBARAM BILHÕES A CONTA CHEGOU SEM HOSPITAIS SEM VERBAS O POVO ESTÁ JOGADO A SORTE MUITOS NÃO VÃO SOBREVIVER E AGORA QUEREM APOIAR INVASÕES NAS TERRAS DE QUEM TRABALHA, QUEM APOIOU E AINDA DEFENDE SE IGUALAM A ELES

  • Dudu
    06 Abr 2020 às 11:18

    Ele quer aproveitar o primeiro e último mandato de sua carreira!

  • PAGADOR DE IMPOSTOS SEM RETORNO
    06 Abr 2020 às 11:02

    CLARO O PT PMDB E PSDB E CONGRESSO CONSTRUIRAM ESTADIOS PARA A COPA E PARA AS OLIMPIADAS QUE NOS CUSTAM O TRIPO ROUBARAM BILHÕES A CONTA CHEGOU SEM HOSPITAIS SEM VERBAS O POVO ESTÁ JOGADO A SORTE MUITOS NÃO VÃO SOBREVIVER QUEM APOIOU E AINDA DEFENDE SE IGUALAM A ELES

  • Jose
    06 Abr 2020 às 09:18

    Sabem do que Deputados mais gostam de fazer? M....

  • Degas
    06 Abr 2020 às 08:37

    Pq não doa sua VI todo mês?

  • Jarismar
    06 Abr 2020 às 07:56

    Esse deputado será se tem imóvel? Se alguém souber manda aí a localização pra gente mandar uns companheiros pra lá. Kkkkk

  • Leo
    06 Abr 2020 às 07:00

    Esse deputado deveria procurar o que fazer e não incentivar estas medidas populistas, ou ele não conhece o país em que vive desta forma ele vai incentivar as invasões, oh meu Deus que povo elegeu esse cidadão, so dá bola fora!!!

  • Piada
    06 Abr 2020 às 06:21

    Gravem o nome desse deputado para nas próximas eleições não votarem nele. Isso é um absurdo. Pq ele não abre mão do salário dele para pagar aluguel aos “menos favorecidos”????

  • Arnaldo Leite Albuquerque
    05 Abr 2020 às 21:44

    Mais uma vez os comentários são voltados como se o povo pobre de nosso país fossem desonestos, a pobreza deste pais são fruto de 4 séculos de escravidão a serviço da elite brasileira, se os senhores comentaristas, observarem com a razão verão que as grande, e medias empresas já foram beneficiadas, como corte do salário dos trabalhadores, já imaginou um pai de família que tem suas dívidas a pagarem como vão fazerem se a sua única fonte de renda, que é sua mão de obra foi cortada em50%. A politica tem que ser exercida por pessoas que sejam capazes de proporcionar o bem estar de todos, sejam as medidas tomadas pelo presidente dos Estados Unidos.

  • Jc
    05 Abr 2020 às 21:21

    O que este Sindicalista quer?pelo que estou lendo os Jornais ele esta de licenca.Este tipo de Deputado que so defende uma classe devia ficar calado..

Sitevip Internet