Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PARA CASOS GRAVES

MT recebe pouco mais de 3 mil comprimidos de hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19

Foto: Reprodução

MT recebe pouco mais de 3 mil comprimidos de hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou o recebimento de 3 mil comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina, que devem ser usados no tratamento de pacientes graves da Covid-19. A maneira como será feita a utilização desses medicamentos ainda não foi informado pelo gestor da Pasta. 


Leia mais:
Secretaria anuncia primeiro paciente curado de coronavírus em MT; nenhuma morte no estado

“Confirmo o recebimento. Agora, existe protocolo extenso (para uso), não dá para explicar. É um documento bastante extenso, já editado pelo próprio Ministério da Saúde. Os nossos profissionais estarão trabalhando muito no entendimento dele para fazer protocolo uniforme para ser utilizado em todos os nossos hospitais”, disse o secretário, durante coletiva via redes sociais na tarde de terça-feira (31).

O medicamento começou a ser distribuído em todos os estados na última sexta-feira (27).  Ao total, foram mais de 3,4 milhões de unidades enviadas para uso nos estados e Distrito Federal. Na noite de terça-feira, durante pronunciamento em rede nacional, o presidente da República Jair Bolsonaro confirmou que mais 12 milhões estão sendo produzidos.

Por ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves.

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados. A cloroquina e hidroxicloroquina irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

Em Mato Grosso, conforme último levantamento da Secretaria de Saúde, dos 25 pacientes com Covid-19, oito estão hospitalizados – quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. Cuiabá lidera o ranking com 18 casos confirmados. Na sequência aparece, Rondonópolis com 4 casos, Várzea Grande com 2. Outro é no Nortão, em Nova Monte Verde (467 km de Sinop). A média de idade dos confirmados é de 42 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet