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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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CONSTRUÇÃO DE PONTES

Secretário de Infraestrutura detalha empréstimo de R$ 550 mi e diz que MT não pode parar por pandemia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário de Infraestrutura detalha empréstimo de R$ 550 mi e diz que MT não pode parar por pandemia
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Marcelo de Oliveira, criticou os opositores ao projeto do Estado que prevê um empréstimo de R$ 550 milhões para construção de pontes em Mato Grosso. Responsável pela utilização desses recursos, ele destacou a importância da continuidade de ações do Governo, para além das medidas de combate ao coronavírus. A operação de crédito foi autorizada nesta quarta-feira (01) pela Assembleia Legislativa em meio a uma polêmica, em função do momento delicado pelo qual passa a economia mundial, por conta da pandemia da Covid-19. 


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“Em primeiro lugar, nós estamos pleiteando esse recurso porque Mato Grosso é um estado que a logística precisa muito ser melhorada. É inadmissível o Estado continuar com pontes de madeira e as estradas sem pavimentação e sem manutenção. Esses recursos que nós estamos solicitando hoje serão, ainda, analisados pela Caixa Econômica e nós deveremos assinar esse convênio dentro de mais ou menos 90 dias. Esse empréstimo terá 24 meses de carência e 96 meses de pagamento”, explicou o secretário, em entrevista ao Olhar Direto

“Enfim, é importantíssimo frisar que Mato Grosso não pode parar. Não estamos falando que essas pessoas vão começar a trabalhar amanhã, são 90 dias só para assinar o convênio, para poder dar a ordem de serviço. Até lá, já passamos pelo pico de contaminação, o coronavírus deve estar na fase de declínio”, acrescentou Marcelo de Oliveira. 

A Mensagem do Executivo solicitando autorização dos deputados para contrair o empréstimo foi aprovada com a anuência de 21 deputados. Apesar das críticas, a necessidade de aprovação do texto recebeu apoio inclusive de parlamentares de oposição ao Governo. 

O deputado Lúdio Cabral (PT), por exemplo, salientou apenas que o Governo reconstrua a abrangência do projeto, que para ele não contempla a região Noroeste do Estado. As sugestões do petista foram acatadas por seus colegas deputados e incluídas como emendas na Mensagem.  

Somente o deputado Ulysses Moraes (PSL) se absteve na votação. Para ele, o momento pelo qual o País e Mato Grosso passam, por causa do coronavírus, não é o ideal para contrair mais despesas, embora considere as pontes realmente necessárias. 

O empréstimo será feito junto à Caixa Econômica Federal e terá juros de até 5,7% ao ano e prazo de amortização de 96 meses, com carência de 24 meses. Com parte dos recursos, a Sinfra vai construir 57 pontes de concreto em diversas rodovias estruturantes do Estado. Dentre elas, as MTs 100, 110, 130, 140 e 220, por exemplo. 

Além da construção das pontes, o recurso do empréstimo será destinado para aquisição de máquinas e equipamentos, como moto niveladora, pá carregadeira, escavadeiras hidráulicas e pranchas para a manutenção de rodovias não-pavimentadas.

Também serão adquiridos bueiros metálicos, aduelas de concreto e 750 conjuntos de vigas metálicas e lajes de forma pré-moldadas. O conjunto de materiais e insumos atenderá à demanda dos municípios por obras de arte especiais, tanto nas rodovias estaduais, quanto em rodovias municipais.

“Essas aquisições vão gerar ISS para os municípios, ICMS na aquisição de ferro, de cimento, quer dizer, vai movimentar recursos e gerar mão de obra. Desculpe falar isso, mas as pessoas pensam que o mundo tem que parar? Mato Grosso não pode esperar. Então, é até meio difícil responder essas questões, às vezes parece que o Brasil e o Estado estão carentes de pessoas inteligentes”, pontuou Marcelo de Oliveira. 
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