Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

CADASTRO VOLUNTÁRIO

Ministério da Saúde convoca veterinários, educadores físicos e mais 12 categorias para combater coronavírus

Foto: Reprodução

Ministério da Saúde convoca veterinários, educadores físicos e mais 12 categorias para combater coronavírus
O Ministério da Saúde publicou uma portaria para que conselhos de 14 áreas da saúde cadastrem profissionais para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus. Entre as categorias que poderão ser recrutadas estão médicos veterinários, psicólogos, educadores físicos e profissionais de serviço social. 


Leia mais: 
Governo adotará medidas diferentes para cada cidade: não é porque SP fez que todos deveriam fazer 

A expectativa do Governo é que cerca de 5 milhões de profissionais realizem o cadastro, que não é obrigatório. O Conselho Federal de Medicina Veterinária já forneceu os dados de 140 mil profissionais de todo o país.  

A ação, batizada de “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” inclui, ainda, profissionais das áreas de biologia, biomedicina, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e técnicos de radiologia. 

Conforme o Ministério da Saúde, esses profissionais “poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS, em todos os níveis de atenção. O Governo ainda não esclareceu, no entanto, que tipo de assistência esses profissionais poderão prestar. 

Antes de serem convocados, os profissionais deverão preencher um formulário eletrônico, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Depois que este cadastro for validado, eles passarão, ainda, por uma capacitação obrigatória, com protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19 por meio de cursos à distância. 

Em nota, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso informou que ainda aguarda uma manifestação oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto, o que deve ocorrer nesta sexta-feira (03). 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet