Olhar Direto

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Prefeitura prorroga fechamento do comércio e discutirá estratégia de abertura após a Páscoa

Da Redação - Arthur Santos da Silva

04 Abr 2020 - 10:31

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Prefeitura prorroga fechamento do comércio e discutirá estratégia de abertura após a Páscoa
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que discutirá um plano estratégico de retomada gradativa das atividades econômicas em Cuiabá. Grupo para examinar a possibilidade de abertura dos comércios será instalado a partir de 13 de abril. Até que haja uma segunda ordem, atividades não essenciais (shoppings centers, restaurantes, bares, lanchonetes, igrejas, academias, clubes e feiras livres ) permanecem fechadas.

Leia também 
Prefeitura de Cuiabá avalia decretar toque de recolher e rodízio de veículos

 
Estão permitidos apenas os serviços como os de mercados, farmácias, funerárias, bancos, clínicas, hospitais públicos e privados, além de postos de combustíveis. As lanchonetes e restaurantes só podem oferecer o serviço de delivery.

Supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares terão horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados, das 08h às 19h, com exceção das padarias, as quais poderão funcionar a partir das 6h às 19h.

"A partir de 13 de abril  de 2020 o Prefeito Municipal, utilizando-se de dados técnicos e demais informações ofertadas pelos representantes das categorias econômicas e da sociedade civil, determinará a elaboração de um Plano Estratégico de Retomada da Atividade Econômica no Município de Cuiabá, observando, sobretudo, as peculiaridades da COVID-19 e do setor produtivo local, de modo a compatibilizar as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus com o desenvolvimento das atividades econômicas no âmbito municipal", afirma trecho do decreto.

A população de Cuiabá pode denunciar, anonimamente, estabelecimentos comerciais que continuam abertos e descumprindo os decretos municipais. 
 
Durante operações, é realizado o trabalho de orientação aos proprietários destes estabelecimentos a evitarem que os clientes façam o consumo no local, respeitem a distância mínima entre um cliente e outro, na fila, a controlem o número de clientes que entram no estabelecimento, ou, até mesmo, a colocar obstáculos físicos para evitar que o cliente adentre o comércio e, principalmente, e pratiquem o método de entrega das mercadorias na residência do cliente (modalidade delivery).
 
As equipes de fiscalização visitam bares, distribuidoras, conveniências entre outros estabelecimentos abertos, com aglomeração de pessoas e em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.
 
A partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia (3616-9614), do CIOSP (190) e, através de diligências fiscais nas respectivas regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste), as equipes realizam as devidas orientações aos responsáveis dos estabelecimentos que são alvos de denúncia.
 
Denuncie

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gideon Leite De Paula
    05 Abr 2020 às 23:14

    aí já virou jogo político, esse prefeito acha que o povo vai esquece do palito ele tá fazendo isso para da de um homem que é preocupado com o povo,o desvio de dinheiro público será muito maior do que o dinheiro do VLT espera e verá isso tudo que ele tá fazendo só para ganhar tempo e o valor só aumenta,

  • Telma Morada do Ouro
    05 Abr 2020 às 21:19

    Excelente lição aos empresários egoístas.

  • Telma Morada do Ouro
    05 Abr 2020 às 19:25

    O mundo que conheciamos não existe mais. Será internet no comércio e aulas, além de home office.

  • Mario
    05 Abr 2020 às 18:06

    pelo menos deveriam que permitir que pessoas possam comprar ovos de chocolate no sistema drive thru em todas as lojas onde vende o produto. Outra coisa porque haver quarentena em municípios do interior que não tem nenhum caso da doença? ridículo isso !

  • arabe
    05 Abr 2020 às 12:21

    eles vao comer ovos de pascoa de gran fino e depois ver os que sobra aos pobres mortais VAMOS DAR UM BASTA E NAO VOTAR NESSES ÇPOLITICOS DE CARTEIRINHA NÓS TRABALHAMOS ELES NAO

  • Mulher ma
    05 Abr 2020 às 09:26

    Se a quarentena funciona Porque so sobe o numero de mortos? Nao era pra reduzir? Pra mim esse ministro Governadores e prefeitos sao uns imbecis. Com a quarentena ou nao Isso nao segura a doenca.

  • Paulo
    04 Abr 2020 às 22:51

    Essencial é tudo que garante o alimento na mesa do Trabalhador. Prefeito demagogo, despreparado e oportunista. Como alguém pode votar numa pessoa dessas? Lamentável.

  • Janete rosa Medeiros melo
    04 Abr 2020 às 21:57

    Os feirantes precisa trabalhar libera a feira com serviços dilery

  • Marcos
    04 Abr 2020 às 17:59

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Marcos
    04 Abr 2020 às 16:07

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet