Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CARTA ABERTA

Vereador abre “caixa preta” do PSDB e acusa Wilson, Avalone e Paulo Borges de abandonarem partido

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Vereador abre “caixa preta” do PSDB e acusa Wilson, Avalone e Paulo Borges de abandonarem partido
O vereador Ricardo Saad, presidente do PSDB em Cuiabá, enviou uma carta aberta à imprensa esclarecendo a crise que se instalou no partido desde que o empresário Luiz Carlos Nigro foi lançado pré-candidato a prefeito da Capital pela sigla. Saad faz parte do grupo de parlamentares que integram a base do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e defendem sua eventual reeleição. Dívidas e a aproximação do partido ao governador Mauro Mendes (DEM) estão entre os motivos elencados pelo vereador.  


Leia mais: 
Nigro diz que candidatura para prefeitura será construída com diálogo e descarta ser vice de Emanuel 

“Desde o ano passado estamos trabalhando incansavelmente na busca de novos filiados, a fim de fortalecer o partido e montar uma chapa de candidatos a vereador consistente. Poucos, diga-se ninguém, aceitou encarar essa empreitada conosco, e mesmo assim não abaixamos a cabeça, não desistimos. A Executiva Estadual tentou colocar Carlos Nigro como pretenso pré-candidato ao Palácio Alencastro. Em nenhum momento barramos ou nos manifestamos contrários a este projeto, muito pelo contrário, o nome do Nigro era consenso entre nós vereadores. Com isso, ficamos esperando uma posição mais efetiva quanto a este fato, principalmente no que se refere à formação da chapa proporcional. Acreditávamos e esperamos que a estadual e o pretenso candidato a prefeito nós auxiliasse na organização da chapa para que pudéssemos encarar a eleição deste ano, mas isso não aconteceu”, justifica o vereador, no comunicado. 

Em fevereiro, quando o deputado Carlos Avalone assumiu a presidência estadual do PSDB, a cúpula do partido lavou a roupa suja publicamente e expuseram a crise interna, que era comentada nos bastidores da política.  

Numa discussão acalorada, Wilson Santos chamou a atenção do vereador Renivaldo Nascimento, principal defensor do apoio a Emanuel, de que a definição partidária deve ser respeitada por todos os membros da legenda. 

No mesmo encontro, Carlos Nigro elogiou a gestão de Emanuel, mas prometeu empenho em convencer os correligionários contrários à sua candidatura a mudarem de opinião. 

“Nós vereadores ficamos isolados com a dura missão de estruturar o partido na Capital para disputar a eleição. Desta forma, o que nos restou a fazer? Aceitar a ajuda de quem estava disposto a nos ajudar, o prefeito [Emanuel]! Na realidade, queriam que nós aproveitássemos a janela partidária para sair do partido. Por isso, em nenhum momento quiseram nos ajudar de fato. Mas mesmo assim, ficamos fiéis e lutamos sozinho para garantir a reestruturação do PSDB em Cuiabá. Vamos encarar mais esse desafio de cabeça erguida”, pontuou Saad. 

Veja a íntegra da carta: 

Desde o final de semana venho sendo muito criticado por membros do PSDB. Muitos filiados do partido estão apontando o dedo para mim como presidente da Executiva Municipal, mas, se quer, moveram uma palha para ajudar a legenda a se organizar para a eleição de outubro deste ano. Há correligionários, inclusive, que nunca se manifestaram em prol do partido, que estavam trabalhando para vereadores de oposição, mas que hoje, se vêem no direito de nos criticar sem procurar saber o que, de fato, está acontecendo. 

Pois bem, então vamos falar do PSDB sem paixão! 

Desde o ano passado estamos trabalhando incansavelmente na busca de novos filiados, a fim de fortalecer o partido e montar uma chapa de candidatos a vereador consistente. Poucos, diga-se ninguém, aceitou encarar essa empreitada conosco, e mesmo assim não abaixamos a cabeça, não desistimos. 

A Executiva Estadual tentou colocar Carlos Nigro como pretenso pré-candidato ao Palácio Alencastro. Em nenhum momento barramos ou nos manifestamos contrário a este projeto, muito pelo contrário, o nome do Nigro era consenso entre nós vereadores. Com isso, ficamos esperando uma posição mais efetiva quanto a este fato, principalmente no que se refere à formação da chapa proporcional. Acreditávamos e esperamos, que a Estadual e o pretenso candidato a prefeito nós auxiliasse na organização da chapa para que pudéssemos encarar a eleição deste ano, mas isso não aconteceu. 

Mesmo assim, mais uma vez, nós vereadores fomos em busca de pré-candidatos, mas ninguém quis vir para o partido com receio de imposições da Estadual. Quando coloquei meu nome para presidência do PSDB Municipal, todos sabiam que o mandato seria de dois anos. Eu fui eleito com o referendo de todos os filiados e vou permanecer até o final. 

Encontrei o partido totalmente endividado. Somente da eleição de 2016, quando o deputado estadual Wilson Santos foi candidato a prefeito de Cuiabá, há uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões. Além disso, há inúmeras dívidas trabalhistas de praticamente todos os presidentes que por aqui passaram. Diante deste cenário, a primeira atitude que tomei como presidente da municipal foi tentar acabar com as causas dessas dívidas que estavam afundando o partido. Fizemos a rescisão de funcionários honrando com todos os direitos trabalhistas, e ainda interpelei judicialmente todos os responsáveis pelos débitos deixados, seja ele de qualquer natureza. 

Desde que assumi o municipal em abril do ano passado, nunca recebi um real da Estadual. Os seus dirigentes (Carlos Avalone e Paulo Borges) fizeram apenas promessas. Os dois deputados estaduais do partido se comprometeram a nos ajudar mensalmente. A promessa,  inclusive, consta em ata de uma reunião da Executiva Estadual realizada no ano passado, mas até agora não recebemos nenhuma colaboração, apenas críticas. 

Enfim, quanto ao rumo do partido para a eleição deste ano é bom esclarecer que: 

- Nós vereadores (Ricardo Saad e Renivaldo Nascimento) fazemos parte da base do prefeito Emanuel Pinheiro há mais de três anos. Desta forma, seria natural o apoiar em um eventual projeto de reeleição, uma vez que também facilitaria a composição de nossa chapa para a disputa proporcional; 

- Apesar disso, com o intuito de unificar e fortalecer o partido, aceitamos e apoiamos a pré-candidatura do Nigro a Prefeitura de Cuiabá; 

- Na contramão disso, o deputado Wilson Santos migrou para base do governador Mauro Mendes (DEM), do qual ele era opositor ferrenho. Isso apenas demonstra que, o parlamentar, que é vice-presidente da Municipal, nada vez para nos ajudar. Além do que, o seu irmão Elias Santos se filiou ao DEM para disputar a eleição a vereador. 

Resultado: Nós vereadores ficamos isolados com a dura missão de estruturar o partido na Capital para disputar a eleição. Desta forma, o que nos restou a fazer?  Aceitar a ajuda de quem estava disposto a nos ajudar, o prefeito!  Na realidade, queriam que nós aproveitássemos a janela partidária para sair do partido. Por isso, em nenhum momento quiseram nos ajudar de fato. Mas mesmo assim, ficamos fiéis e lutamos sozinho para garantir a reestruturação do PSDB em Cuiabá. Vamos encarar mais esse desafio de cabeça erguida. 

Vereador Ricardo Saad, presidente do Diretório Municipal do PSDB 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet