Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Adauto Botelho tem 13 servidores e 4 pacientes contaminados com coronavírus

Da Redação - Isabela Mercuri

07 Abr 2020 - 09:18

Foto: Jardel Arruda / Olhar Direto

Adauto Botelho tem 13 servidores e 4 pacientes contaminados com coronavírus
A Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, antigo Hospital Adauto Botelho, tem 13 servidores e quatro pacientes contaminados com o novo coronavírus (COVID-19). A unidade trata especificamente de recuperação à dependência de álcool e outras drogas.

Leia também:
Caso de coronavírus registrado como de Chapada é de morador de rua tratado no Adauto Botelho

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), todas as medidas necessárias para garantir a segurança de pacientes e da equipe de saúde da já foram tomadas. Além disso, as pessoas que testaram positivo ou mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados estão cumprindo regime de isolamento ou quarentena. 
 
“É importante ressaltar que grande parte dos casos são sintomáticos leves ou assintomáticos; isto é, sem manifestar sintomas. A SES procedeu com a desinfecção das instalações da unidade. Além disso, a equipe técnica faz o acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos”, afirma a secretaria.

Os dados isolados não serão detalhados pelo governo, com base na Lei de Acesso à Informação e no Código de Ética Médica. Além disso, não serão divulgadas informações de caráter particular, “visto que a exposição irresponsável pode gerar diversos conflitos para os envolvidos”.

Na última segunda-feira (6), via áudio, a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, afirmou que o caso inicialmente atribuído a Chapada é de um destes pacientes, que chegou a circular na cidade turística, mas foi internado no CAPS III.

Atualmente o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho – CIAPS é um complexo de unidades de saúde mental composto pelas seguintes unidades: Centro de Apoio Psicossocial para Dependentes Químicos – CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, Unidade II Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho – Internação (masculina e feminina), Pronto Atendimento e Unidade III – Internação Álcool e Drogas adulto (masculino), e tem o objetivo de prestar atendimento aos cidadãos portadores de transtornos mentais e comportamentais e usuários de substâncias psicoativas, promovendo a implementação da Política Nacional de Assistência em Saúde Mental no âmbito do Mato Grosso.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vanda Lúcia
    07 Abr 2020 às 14:32

    Esse lugar já era pra estar fechado há tempos. Coitados desses servidores que lá trabalham, ganham pouco, trabalham sobrecarregados, e sem segurança alguma. Isso é que é estar a mercê do Executivo.

  • marcos
    07 Abr 2020 às 11:03

    sempre assim, governo cobra da população e não faz dever de casa.

  • Rocha
    07 Abr 2020 às 10:16

    Então manda eles para casa Se cuidarem pois é só uma gripe !!

Sitevip Internet