Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Veja lista de municípios com casos confirmados de coronavírus

Da Redação – Fabiana Mendes

07 Abr 2020 - 09:25

Foto: : Tchélo Figueiredo - Secom/M

Veja lista de municípios com casos confirmados de coronavírus
Mato Grosso possui 15 municípios com casos confirmados do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (6), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), os números chegaram a 76 confirmados em todo o estado. Destes, 13 estão hospitalizados. Há, também, onze recuperados.

Leia mais:
Mapeamento mostra 16 bairros de Cuiabá com casos de Covid-19; crescimento diário de 25%

Os casos estão divididos entre as cidades: Cuiabá (43); Rondonópolis (6); Várzea Grande (5); Tangará da Serra (4); Sinop (4); São José dos Quatro Marcos (2); Cáceres (2); União do Sul (1); Sonora (MS – 1), São Paulo (SP – 1); Nova Mutum (1); Nova Monte Verde (1); Lucas do Rio Verde (1); Canarana (1); Campo Novo dos Parecis (1); Aripuanã (1); Alta Floresta (1).

Segundo a Secretaria de Estado, o caso do paciente residente em Sonora (MS) foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, e o de São Paulo pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães.

Mapeamento feito pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostra que dos 141 municípios mato-grossenses, há ventiladores mecânicos em 66, totalizando um número de 1.318 equipamentos, onde 919 estão à disposição do Sistema Único de Saúde e 399 na rede particular.

A pesquisa coordenada pelo professor Emerson Soares dos Santos aponta que dos 66 municípios com presença desse equipamento, Cuiabá concentra 727 unidades, seguido por Cáceres com 94, Rondonópolis com 92, Tangará da Serra com 75, Várzea Grande com 73, Sinop com 51, Sorriso com 38, Lucas do Rio Verde 31, Primavera do Leste com 25, Juína com 19, Colíder com 18, Alta Floresta com 15, Barra do Graças com 14, e Sapezal com 10 e Guarantã do Norte com 9 equipamentos. Os outros 51 municípios juntos concentram 27 equipamentos em sua tutela.

Conforme a análise, o panorama de distribuição por regional conflita com a disposição de habitantes, onde a porcentagem de equipamentos por pessoa é na média 1.51%, sendo que, nas regionais de maior concentração humana esses valores são bem menores, ou como é o caso da Regional de São Félix do Araguaia, que é zerado.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • duvida
    07 Abr 2020 às 13:44

    e esse São Paulo entre os nomes dos municípios de mato grosso

Sitevip Internet