Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

nas redes sociais

Esposo de enfermeira com coronavírus relata indignação e falta de preparo do governo; veja vídeo

Foto: Reprodução

Esposo de enfermeira com coronavírus relata indignação e falta de preparo do governo; veja vídeo
Vídeo divulgada nas redes sociais mostra a indignação de um homem identificado como Benedito Pereira que está com a esposa internada, em Cuiabá, em consequência do novo coronavírus (Covid-19). Conforme informado, a vítima é funcionária da Sáude e trabalha na Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, antigo Hospital Adauto Botelho.


Leia também 
Assembleia propõe TAC ou criação de “voucher” para socorrer interinos da Educação

O autor do vídeo acusa o governador Mauro Mendes (DEM) de mentir sobre o aparelhamento da Santa Casa. O hospital deveria ser um polo no combate ao Covid-19. 

A Unidade III do antigo Adalto Botelho, onde a enfermeira atuava, tem 13 servidores e quatro pacientes contaminados com o novo coronavírus. A unidade trata especificamente de recuperação à dependência de álcool e outras drogas.
 
O autor do vídeo afirma que levou a esposa para ser atendida na Santa Casa, em Cuiabá. Ela foi entubada. Logo depois, recebeu ligação afirmando que a vítima seria transferida para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

"A minha indignação é a seguinte, o governo disse que a Santa Casa estava preparada para receber pacientes de coronavírus, estava com uma estrutura de UTI e tudo mais. Levei minha esposa quinta-feira passada lá, ela estava internada lá, começou a passar mal, só que eu de quarentena, eu e minha filha, em casa, não posso sair, não posso fazer nada. As únicas notícias que eu tenho é porque ela tem vários amigos que me passam as notícias. Eles mesmo não dão notícia", explicou.

"Mas a minha indignação maior é a seguinte: ela estava internada lá, fiquei sabendo que eles iam entubar. Entubaram. Ontem a noite , meia noite, me ligam, dizendo que iriam transferir ela da Santa Casa para o Pronto-Socorro velho, porque lá na Santa Casa não tinha UTI", prosseguiu o homem. 
 
Segundo o autor do vídeo, a indignação foi causada por sua esposa ter que passar por transferências. "Estou indignado porque o governador disse que toda a estrutura estava aparelhado na Santa Casa", explicou  o homem.

Confira o vídeo:

 

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que o Hospital Estadual Santa Casa recebe e acompanha pacientes com o diagnóstico da Covid-19. A unidade hospitalar destinou, inclusive, uma ala de leitos semi-intensivos, com 14 vagas, especificamente para o tratamento de pessoas com coronavírus. 

No entanto, casos que envolvam comorbidades ou especificidades clínicas podem ser transferidos para unidades que tenham uma estrutura adaptada às necessidades do indivíduo – motivo que levou à transferência da referida paciente. A direção do Hospital Estadual enfatiza que todos os recursos necessários foram concedidos à paciente; contudo, o quadro exigiu uma estrutura referenciada para as especificidades apresentadas. 

A SES ainda explica que há um protocolo de divulgação de boletins clínicos que ocorre diariamente em um horário padrão. Contudo, diante da complexidade das situações que envolvem o coronavírus, a direção do hospital repensa o formato e cogita outras possibilidades, também embasadas pela lei, como forma de atender aos familiares que estejam em quarentena. 

Já no que se refere à testagem dos servidores da Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, a SES informa que as amostras foram coletadas após o diagnóstico do primeiro servidor. A ação de testagem foi realizada na própria unidade, em um local que foi adaptado para o atendimento laboratorial, permitindo o alcance das normas de higienização e distanciamento social e a mensuração de outros casos confirmados. Atualmente, a equipe de Vigilância atua no rastreamento dos contatos ligados às pessoas diagnosticadas. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet