Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Agentes de trânsito fiscalizam passageiros de ônibus em Cuiabá

Da Redação – Fabiana Mendes

07 Abr 2020 - 14:23

Foto: Reprodução

Agentes de trânsito fiscalizam passageiros de ônibus em Cuiabá
A equipe de agentes de trânsito e transportes da Secretaria Mobilidade Urbana (Semob) estão fiscalizando os passageiros do ônibus por conta do decreto municipal que estabelece a frota somente para trabalhadores de serviços essenciais. São 90 veículos em circulação. Um último levantamento feito pela Secretaria aponta que na última sexta-feira (03) foram transportados 42 mil usuários. A meta é reduzir esse número para 25 mil.

Leia mais:
Casal de empresários morre ao despencar de carro em rio
 
De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib foram empregados 79 agentes para essa ação de fiscalização. “Os agentes estão saindo desde a garagem das empresas para acompanharem a rota completa dos ônibus, evitando dessa maneira que os usuários embarquem nos bairros e permaneçam até a região central, ocupando com isso a vaga de quem realmente precisa e que faz parte do grupo considerado como exclusividade nesse momento”, disse.

O prefeito Emanuel Pinheiro sancionou no último sábado, 04 de abril, um novo decreto estabelecendo novas medidas emergenciais no controle e combate a Covi-19. Dentre as ações, está a determinação da presença dos fiscais da Semob dentro dos ônibus para fazer valer a regra, com lotação de no máximo 50% da capacidade de cada veículo no transporte de usuário do transporte público. Desse montante nove são destinados exclusivamente aos profissionais da Saúde e os demais destinados aos serviços essenciais.

Além disso, ponderou Nicolau, a equipe consegue fazer o controle, principalmente da população de risco, como os idosos, que devem permanecer em casa, inibindo a entrada de pessoas. Esse novo decreto continua até o dia 10 de maio, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado. “A saída das garagens é uma forma estratégica para evitar que o usuário embarque nos bairros e no centro continue no ônibus”, reforça.

 “Vivenciamos um momento de insegurança, com a projeção do pico de disseminação para o período de 10 de abril a 10 de maio, e por isso medidas drásticas são tão necessárias. Eu peço que a população nos ajude, que tenha a compreensão de que é preciso um trabalho em conjunto. Cada cidadão deve fazer sua parte”, pediu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Pelo plano elaborado de transporte, os veículos dos servidores da saúde exclusivos sairão de diferentes regiões da cidade (pedra 90, Tijucal, Terminal do CPA via Av. Rubens de Mendonça, Terminal do CPA via Av. Dante de Oliveira , Parque Cuiabá) com itinerários exclusivos em direção a praça Maria Taquara, local  será realizado o transbordo para as regiões de destino. 

Os demais veículos para o atendimento dos serviços essenciais serão compostos pelas linhas regulares, com horários e intervalos intermitentes, respeitando o limite de 20% da frota, conforme estabelece o decreto. Necessário esclarecer que os demais trabalhadores, atuantes nas áreas essenciais, também deverão apresentar funcional, carteira de trabalho ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mulher ma
    08 Abr 2020 às 09:09

    Porque me censuraram? Falei uma verdade!!! O prefeito nao pode proibir o direito de ir e vir das pessoas. Cada um faz o que quer Dispenso a preocupacao dele. Afinal se ele tivesse vergonha na cara Nao colocaria o povo naquela masmorra do ps antigo. Pra que serve o novo? So para elite usar? Se tivesse preocupado de verdade Ele botaria os hospitais equipados e os profissionais com protecao adequada. Mas prefere encher o saco da populacao pobre. Se esses prefeitos e governadores nao roubasse tanto o dinheiro da saude . Ninguem morreria nos hospitais com descaso e falta de remedio. Todo o dia o pobre tem a saude dele negada por falta de atendimento. E o senhor acha que proibindo o povo resolve tudo? Desculpa O senhor nunca ligou pro povo. Isso e politicagem na cara dura.

  • Walter Rodrigues de Souza
    08 Abr 2020 às 08:07

    Em primeiro lugar quero dizer ao prefeito que ele atraves dos decretos deles sobrepor a CF/88 onde reserva o direito de ir e vim, segundo Sr. Prefeito deixa esse negócio de ônibus e coloque pessoas para fiscalizar a falta de medicamentos nos PSF nas Policlinas e nas UPAs onde estão faltando até "AS" infantil, deixa de ser bobo se quiser mando meu endereço pro senhor mais converso pessoalmente não com capangas, não sou o ex vereador Abílio tá.

  • Paulo
    07 Abr 2020 às 23:09

    Para diminuir aglomeração, diminui os ônibus??? Na aula de matemática ensinam que precisa de mais ônibus para diminuir a lotação.

  • Jose Olavo
    07 Abr 2020 às 16:40

    E o povo do Tijucal que se lasque toda manha uma vergonha isso.

  • Adelino Santos
    07 Abr 2020 às 16:35

    esta faltando ónibus no bairro , o so vem lotado osmar Cabral quero que o ónibus sai do barrio Tijucal

  • Kamila j americas
    07 Abr 2020 às 16:13

    Parabéns secretário. Povo só aprende com correia!

  • Mulher ma
    07 Abr 2020 às 15:42

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Jedae
    07 Abr 2020 às 15:01

    Estão gostando do comunismo? Governadores, prefeitos, puxa-sacos, militantes de esquerdas nas mídias, esquerdopatas doadores de canecos, andróginos/artistas, mandando fechar sua loja. Toque de recolher. Proibido de ir em certos lugares. Liberdade limitada. Comida Limitada. Medo provocado pela mídia. Sua empresa não é exatamente sua abre e fecha quando eles querem. Não pode visitar familiares. Se tem opinião contrário poderá ir preso. Se for ao mar irá preso. Soltam criminosos e prendem inocentes. Aproveitem bem a amostra grátis e lutem para que não se torne dura realidade!

Sitevip Internet