Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

decreto municipal

Agentes de trânsito fiscalizam passageiros de ônibus em Cuiabá

Foto: Reprodução

Agentes de trânsito fiscalizam passageiros de ônibus em Cuiabá
A equipe de agentes de trânsito e transportes da Secretaria Mobilidade Urbana (Semob) estão fiscalizando os passageiros do ônibus por conta do decreto municipal que estabelece a frota somente para trabalhadores de serviços essenciais. São 90 veículos em circulação. Um último levantamento feito pela Secretaria aponta que na última sexta-feira (03) foram transportados 42 mil usuários. A meta é reduzir esse número para 25 mil.


Leia mais:
Casal de empresários morre ao despencar de carro em rio
 
De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib foram empregados 79 agentes para essa ação de fiscalização. “Os agentes estão saindo desde a garagem das empresas para acompanharem a rota completa dos ônibus, evitando dessa maneira que os usuários embarquem nos bairros e permaneçam até a região central, ocupando com isso a vaga de quem realmente precisa e que faz parte do grupo considerado como exclusividade nesse momento”, disse.

O prefeito Emanuel Pinheiro sancionou no último sábado, 04 de abril, um novo decreto estabelecendo novas medidas emergenciais no controle e combate a Covi-19. Dentre as ações, está a determinação da presença dos fiscais da Semob dentro dos ônibus para fazer valer a regra, com lotação de no máximo 50% da capacidade de cada veículo no transporte de usuário do transporte público. Desse montante nove são destinados exclusivamente aos profissionais da Saúde e os demais destinados aos serviços essenciais.

Além disso, ponderou Nicolau, a equipe consegue fazer o controle, principalmente da população de risco, como os idosos, que devem permanecer em casa, inibindo a entrada de pessoas. Esse novo decreto continua até o dia 10 de maio, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado. “A saída das garagens é uma forma estratégica para evitar que o usuário embarque nos bairros e no centro continue no ônibus”, reforça.

 “Vivenciamos um momento de insegurança, com a projeção do pico de disseminação para o período de 10 de abril a 10 de maio, e por isso medidas drásticas são tão necessárias. Eu peço que a população nos ajude, que tenha a compreensão de que é preciso um trabalho em conjunto. Cada cidadão deve fazer sua parte”, pediu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Pelo plano elaborado de transporte, os veículos dos servidores da saúde exclusivos sairão de diferentes regiões da cidade (pedra 90, Tijucal, Terminal do CPA via Av. Rubens de Mendonça, Terminal do CPA via Av. Dante de Oliveira , Parque Cuiabá) com itinerários exclusivos em direção a praça Maria Taquara, local  será realizado o transbordo para as regiões de destino. 

Os demais veículos para o atendimento dos serviços essenciais serão compostos pelas linhas regulares, com horários e intervalos intermitentes, respeitando o limite de 20% da frota, conforme estabelece o decreto. Necessário esclarecer que os demais trabalhadores, atuantes nas áreas essenciais, também deverão apresentar funcional, carteira de trabalho ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet