Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

ISOLAMENTO SOCIAL

Experiência de sala de aula auxilia no home schooling

Foto: Assessoria

Experiência de sala de aula auxilia no home schooling
Em tempos de pandemia do coronavírus, os estabelecimentos de ensino estão tendo que repensar a forma como trabalham e adaptá-la às novas necessidades. Tudo isso sem que tenha havido um tempo necessário de preparação ou planejamento. Em momentos como este, mesmo sem ter vivido algo do gênero anteriormente, a experiência tem se mostrado uma grande aliada.


Leia mais:
Mais de 20 ex-alunos do Colégio Maxi estão matriculados em universidades internacionais

A diretora da Escola Chave do Saber (ECSA), Márcia Bezerra, mostra que algumas ferramentas não mudam apesar do distanciamento social e do uso de novas tecnologias para o chamado home schooling (estudo em casa). É importante, segundo ela, que os pais sintam tranquilidade em relação às escolhas da instituição, estejam conscientes de que foram as melhores possíveis dentro do cenário que o país e o mundo estão vivendo.

A educadora salienta que é preciso lembrar que as mudanças foram extremamente necessárias mesmo com pouco tempo para as adaptações, tanto da escola como das famílias. Com calma e perseverança, as coisas vão se acertando, garante.

"Hoje eu posso dizer certamente que dessas três semanas para cá a maioria das pessoas estão sendo contempladas por essa iniciativa de aulas à distância para o fundamental e, com os menores, o uso de uma plataforma interativa". A busca, frisa, é que todos alcancem o mesmo nível e nesse ponto entram tanto o apoio da equipe como a busca por melhorias no sistema eletrônico.

Márcia ressalta que as aulas eletrônicas não substituem as presenciais, mas elas deixam os alunos conectados com o conteúdo. "Não dá mais para ficar parado, já tivemos três semanas de recesso. Quando voltarmos, alinharemos tudo isso. Se avaliarmos que o aproveitamento foi menor do que o esperado, optaremos pela reposição", disse a diretora.

Para a diretora, ainda há incerteza porque não se sabe quanto tempo a quarentena vai durar. "Eu gosto de ser, e quero continuar sendo, uma pessoa otimista. Mas eu também gosto de ser realista. O término depende da gente, da nossa reclusão social, e tudo indica que não será breve", opina.

Além disso, continua Márcia, a ECSA tem valorizado tudo o que é enviado, como fotos dos alunos estudando e interações entre familiares fora dos canais diretos de comunicação da escola. "Os pais têm hoje o celular pessoal de toda a equipe de liderança. Forneço meu celular pessoal para os pais, porque não tem problema. Eu acho que isso inclusive evita uma certa ansiedade. Eu respondo imediatamente, exatamente para controlar a ansiedade das famílias", conta.

Psicoemocional

Na ECSA, lembra Márcia, alguns diferenciais definem a essência da escola, como o acolhimento, o cuidado, o acompanhamento individualizado e a busca por entender as necessidades de cada aluno. Neste período de distanciamento social, isso acaba se estendendo às famílias.

Além de orientar as pessoas a se cuidarem e ficarem em casa, os coordenadores têm trabalhado em orientações para os pais lidarem melhor com as crianças. "Nós temos um trabalho que está sendo desenvolvido com relação a cuidar das emoções, tanto das crianças como das pessoas da casa. A nossa intenção realmente é dar um apoio porque entendemos o quanto isso é importante", diz a diretora.

Para ela, neste momento é preciso controlar questões como a tolerância e a frustração. Não entrar em discussão por coisas que, na verdade, são menos importantes na atual conjuntura. "No momento, temos que escolher o drama a ser vivido e que ele seja cabível de atitude de pacificação, de entendimento, de compreensão. Temos que ter mais empatia com relação a tudo", sugere.

Márcia ressalta a importância de pensar no amanhã, que tudo isso é passageiro e a vida vai continuar. "Tem gente aí fora trabalhando para podermos ficar em casa e estamos trabalhando em casa para poder fazer com que as famílias fiquem melhor em suas casas, tendo como acompanhar a rotina de seus filhos. Porque ninguém está de férias e voltaremos à escola um dia", finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet