Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

RESPONSÁVEL SERÁ OUVIDO

Dema identifica Clínica do Povo como responsável por cães encontrados mortos em Cuiabá

Foto: Reprodução

Dema identifica Clínica do Povo como responsável por cães encontrados mortos em Cuiabá
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) identificou que os 18 cachorros mortos encontrados em uma área de mata no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá, estavam na Clínica Veterinária do Povo. São cinco lojas da rede na Capital, sendo a matriz no bairro onde os animais foram encontrados.


Leia mais:
Polícia cumpre mandados em clínicas veterinárias para apurar caso de 18 cães encontrados mortos

Os cachorros foram encontrados na quinta-feira (14). No sábado (16), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão deferidos pela Vara Especializada do Meio Ambiente.
 
Conforme apurado pelo Olhar Direto, ao ser identificado, o responsável pela clínica disse que o descarte é terceirizado. No entanto, não havia apresentado contrato com uma empresa regulamentada para destinação final dos animais. Ele deverá prestar esclarecimentos nesta semana para a delegada Liliane Murata Costa, que investiga o caso.
 
O ato pode ser enquadrado em várias situações previstas na Lei de Crimes Ambientais: O artigo 32 define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Já o Artigo 54 pune a conduta de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena é de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

O Artigo 68 define que é crime “Deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental”. A pena prevista é e detenção, de um a três anos, e multa.
 
Um vídeo mostra os animais de diversos tamanhos em uma via não pavimentada. Ao que tudo indica, eles estariam na Rua Zumbi dos Palmares, nas proximidades de um condomínio. Ainda não se sabe qual a causa das mortes, pois os animais estavam congelados. Laudo da perícia é aguardado.  

As imagens abaixo são fortes:

 

Outro lado 

Em publicação no Facebook, a Clínica Veterinária do Povo disse que está colaborando com o inquérito policial e que uma empresa terceirizada faz o serviço há muito tempo.

Veja posicionamento:

A Clínica Veterinária do Povo se solidariza com as famílias do animais encontrados , foram identificados por nós (antes mesmo do dia 16/05 quando iniciou-se as primeiras filmagens no local) dois animais que tinham características muito parecidas com pacientes que passaram por atendimento na unidade, diante do fato nos antecipamos na noite do dia 15/06 e levamos a delegacia de flagrantes todos os documentos de coleta do resíduo pela empresa credenciada no município, assim como disponibilizamos nossas gravações internas a polícia , onde mostra perfeitamente essa empresa com seu caminhão devidamente identificado e funcionário coletando os resíduos de maneira correta para providenciar a destinação correta.

A clínica Veterinária do Povo está colaborando com o inquérito policial reconhece que Polícia Civil através da equipe da Dra Liliane vem fazendo um excelente trabalho na elucidação desse caso. Lembrando ainda que a empresa terceirizada presta serviço a muito tempo para nós temos todas as solicitações de coleta e o romaneio de retirada do resíduo

Estamos à disposição para fornecer toda documentação. Colocamos a foto do comprovante de entrega do resíduo a empresa credenciada. A Policia Civil que está brilhantemente elucidando o caso já tem os vídeos da retirada da clínica pela empresa e do caminhão próximo ao local de descarte. Somos responsáveis até a entrega do material em nossa porta, infelizmente não podemos ser responsabilizados pelos atos de outra empresa. Estamos à disposição da sociedade cuiabana.


Nenhuma descrição de foto disponível.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet