Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEM MINISTRO

Secretário de Saúde volta a cobrar planejamento do Governo Bolsonaro e alerta para “boom” de casos da Covid-19

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário de Saúde volta a cobrar planejamento do Governo Bolsonaro e alerta para “boom” de casos da Covid-19
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, voltou a cobrar o Governo Federal quanto à definição de um plano para enfrentar a Covid-19. Desde a última semana, o Ministério da Saúde está sem comando efetivo. Para o gestor mato-grossense, a falta de uma política em defesa do isolamento social vai provocar um “boom” de novos casos da doença em todo o País por tempo inderterminado.

 
Leia mais: 
Números de casos do coronavírus em MT crescem 456% em um mês; 76% em uma semana 
 
“Não tem decisão fácil na pandemia. Tem quem quer que pare tudo, quem quer que abra tudo. E nós vamos ter que arrumar um ponto de equilibrio para tratar desse assunto, sem paixão, sem politicagem e sem demagogia. Nós temos uma curva crescente no Brasil inteiro e eu imagino que ela vá continuar crescendo por um bom tempo, até porque não temos uma política nacional de isolamento e me parece que não é essa a vontade nacional, principalmente pelo próprio Ministério da Saúde que até agora não fez nenhuma grande campanha sobre a pandemia”, considerou o secretário.
 
A proposta de uma campanha nacional sobre a pandemia já havia sido apresentada por Gilberto Figueiredo ao ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, durante reunião remota realizada no início deste mês. Teich, no entanto, pediu demissão do cargo na última semana, após divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que até o momento não definiu quem será o novo ministro.
 
"Esperamos uma campanha nacional urgente para alertar sobre a pandemia. Isso foi falado com o ministro. Até aqui o Governo [Federal] não investiu nisso. A população precisa entender que estamos em um período de pandemia", disse Gilberto, na ocasião.
 
Neste domingo (17), conforme o ultimo levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 16 mil mortes provocadas pela doença. A letalidade (número de mortes pela quantidade de casos confirmados) da doença no País está em 6,7%.
 
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que a curva de infectados do novo coronavírus em Mato Grosso continua subindo assustadoramente. Em um mês, o crescimento foi de 456%, sendo que somente na última semana foi de 76%.
 
“O número não vai cair tão cedo, porque não existe uma vacina e quanto mais flexibiliza, maior a chance de contaminação, isso é dado estatístico e já foi dito milhares de vezes. Estamos trabalhando para dar assistência àqueles que precisarem de hospitais, mas a decisão do que fechar ou não é do governador e de prefeitos. Eu acho que eles devem, cada um na sua condição, analisar as perspectivas, porque tem município que nem tem caso, então cada um no seu tempo. A mim cabe fornecer as informações necessárias para que eles possam tomar suas decisões”, pontuou o secretário.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet