Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

no Alencastro

Com caixão e velas, empresários fazem carreata e protestam por reabertura em Cuiabá

18 Mai 2020 - 18:00

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do local - Arthur Santos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Com caixão e velas, empresários fazem carreata e protestam por reabertura em Cuiabá
Empresários e funcionários diversos setores como academias, bares, restaurantes e lojas de shoppings realizaram na tarde desta segunda-feira (18), uma carreata na região central de Cuiabá, como forma de manifestação, pedindo pela flexibilização da abertura de seus empreendimentos na capital. Os manifestantes carregaram um caixão e acenderam velas na porta da sede da Prefeitura de Cuiabá.


Leia também
Saúde confirma 4ª morte por coronavírus em Cuiabá; vítima tinha hipertensão e diabetes


A manifestação chamada de ‘Carreata a favor da vida dos trabalhadores’, que teve início na Praça 8 de Abril por volta das 15h e teve fim na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura, foi realizada com o objetivo de sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a suspender o decreto que proíbe o funcionamento de empresas como shoppings, academias e restaurantes.

Entre as maiores preocupações dos participantes do protesto estava a falta de uma certeza de até quanto tempo as empresas vão permanecer fechadas e se haverá algum apoio por parte da prefeitura aos empresários e funcionários, que já estão mais de 60 dias sem trabalhar.

"Já estou com quase 70% do meu quadro de funcionários demitidos. Eu tinha 18 funcionários e agora tenho só quatro. O caos está próximo. Hoje estamos completando 62 dias fechados. O setor é muito sensível e já não aguenta mais uma semana fechado. Não adianta ter MP do Governo Federal para os salários, mas e as outras contas, como é que paga?", questionou a empresária Lorena Bezerra, proprietária do restaurante Galeto Cuiabano, localizado no bairro Quilombo.

"O delivery representa só 10% do que faturamos e não dá para um restaurante de 200 lugares trabalhar com 30 entregas por dia. Já vimos que 40% dos colegas do setor não vão conseguir retomar. Vimos o Confrad, um restaurante de 20 anos na Avenida Mato Grosso que já anunciou o fechamento", afirmou.


Já a empresária Priscila Mohn de Abreu, proprietária do restaurante Maria Cuiabana Bistrô, no shopping Estação, garantiu que todos os donos de lojas nos shoppings da capital entendem os riscos de voltarem a funcionar durante a pandemia e que estão todos dispostos a seguirem rigorosamente todas as normas que forem impostas para atender os clientes sem nenhum problema.

"Não queremos voltar como era, mas sim seguindo todas as normas. Nós sabemos todos os princípios que a OMS recomenda e é isso que queremos, reduzir ao máximo os riscos, porque precisamos trabalhar. Temos filhos, temos famílias, assim como nossos funcionários. A não ser que a prefeitura nos dê uma renda para nós ficarmos fechados. Até o momento estou segurando todos nossos funcionários, pois como tenho uma empresa pequena, nos tronamos amigos dos funcionários. Mas se não retomar até o final do mês, infelizmente vamos ter que demiti-los", explicou.

Os empreendimentos como shoppings, bares, restaurantes e academias estão com o funcionamento suspensos desde o dia 23 de março, por conta do decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que tem adotado medidas severas em relação ao comércio, em função da pandemia do coronavírus.

 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet