Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÃO DA MESA

Lúdio cita “subordinação” a Mendes e promete atuar pela troca no comando da Assembleia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Lúdio cita “subordinação” a Mendes e promete atuar pela troca no comando da Assembleia
A unicidade observada na formação da última Mesa Diretora eleita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso pode estar com os dias contados. Principal voz da oposição dentro do Legislativo, o deputado Lúdio Cabral (PT) prometeu atuar de maneira mais intensa neste pleito, marcado para ocorrer no dia 10 de junho, com o objetivo de garantir a mudança no comando da Casa. O atual presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM), ainda é um dos principais cotados para seguir na cadeira.

 
Leia mais:
A um mês de eleição, Botelho, Russi e Riva iniciam articulações pela presidência da Assembleia de MT
 
“Eu não tenho elementos para fazer uma análise administrativa, mas do ponto de vista político eu faço oposição ao Governo e o Botelho é um deputado da base. E embora em algumas ocasiões ele consiga estabelecer freios na ação do Governo, na maioria das situações a Assembleia é muito subordinada politicamente às vontades do governador. Nas últimas semanas essa subordinação tem sido maior do que costuma ser. Eu tenho uma relação boa com o Botelho, mas eu sinceramente defendo que haja alternância no comando da Assembleia”, observou o deputado.
 
Conforme resolução administrativa, a eleição da Mesa Diretora ficou marcada para o dia 10 de junho. O pleito, no entanto, poderá sofrer alterações “em caso de ocorrência de situações emergenciais de saúde relacionada ao Covid-19”.
 
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa eleita no início da Legislatura corrente é composta por Botelho na presidência, Max Russi (PSB) na primeira-secretaria, Janaína Riva (MDB) na vice-presidência, João Batista (Pros) na segunda vice-presidência e Valdir Barranco (PT) na segunda-secretaria. Valmir Moretto (PRB) é o terceiro-secretário e Paulo Araújo (PP) o quarto.
 
Em declarações anteriores, Botelho já admitiu que pretende disputar novamente a presidência, mas ponderou que só irá se colocar à disposição se houver consenso em torno de seu nome. A primeira-secretaria da Casa é o que tem dado o que falar. Isto porque o cargo já vinha sendo arduamente disputado por Janaina e Max Russi e, agora, os deputados Paulo Araújo e João Batista surgiram como novas fiiguras de olho no ordenamento de despesas da Casa.
 
“Eu não sei das articulações que vinham acontecedo, porque estive muito concentrado nas ações de enfrentamento a pandemia. Mas essa semana quero começar a conversar com os colegas mais próximos para fazer uma avaliação do cenário. Eu nunca tive pretensão de ocupar cargo em Mesa Diretora. Na última eleição eu votei a partir do diálogo com o Barranco, que é meu colega de bancada. Nessa eleição eu pretendo ter uma atuação mais ativa no debate, mas sem qualquer pretensão de ocupar cargo em Mesa”, ponderou Lúdio.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet