Olhar Direto

Terça-feira, 26 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Alvo de protesto de empresários, prefeito diz que trabalha para garantir retomada com segurança

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

18 Mai 2020 - 18:46

Foto: Assessoria/Prefeitura de Cuiabá

Alvo de protesto de empresários, prefeito diz que trabalha para garantir retomada com segurança
Alvo de protestos de empresários de setores como restaurantes, shoppings e academias, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garantiu que está trabalhando em um plano para a retomada dessas atividades, mas ponderou que ele só será colocado em prática quando houver uma certeza, por parte das autoridades da saúde, de que o retorno será seguro, tanto para os funcionários, quanto para os clientes.

Leia mais
Com caixão e velas, empresários fazem carreata e protestam por reabertura em Cuiabá


Em nota encaminhada à imprensa após a manifestação, o prefeito declarou que a situação de shoppings, restaurantes e academias está sendo diariamente avaliada e relembrou que a cidade, assim como o resto do mundo, não voltou a viver uma normalidade.

Os empresários e funcionários realizaram uma carreata no centro da capital na tarde desta sexta-feira (18), pedindo pela flexibilização da abertura de seus empreendimentos na capital. Os manifestantes carregaram um caixão e acenderam velas na porta da sede da Prefeitura de Cuiabá.

Entre as maiores preocupações dos participantes do protesto estava a falta de uma certeza de até quanto tempo as empresas vão permanecer fechadas e se haverá algum apoio por parte da prefeitura aos empresários e funcionários, que já estão mais de 60 dias sem trabalhar.
 
Veja abaixo a nota emitida pela prefeitura:

Em relação aos pedidos para a reabertura dos comércios, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- O Município compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes. 

- Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas. 

- Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo. 

- Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.  

- Destaca que, por ter adotado medias rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistados resultados positivos, se comparado com o cenário nacional. 

- No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade. 

- As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.

 

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JÃO DO PORTO
    19 Mai 2020 às 09:04

    ANDRE trabalha na prefeitura, ta de férias em casa e o salario na conta em dia...ENQUANTO isso os EMPREENDEDORES estão falindo....triste

  • Pedro
    19 Mai 2020 às 08:49

    Muito positivas as medidas tomadas pelo prefeito e pelo governador!!!

  • Mulher ma
    19 Mai 2020 às 08:23

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Heitor
    19 Mai 2020 às 08:18

    O problema maior é que em plena pandemia a área da saúde do governo federal está acéfala e o chefe do executivo cada dia mais demonstrando à que veio. Sim, as medidas de isolamento são necessárias, porém ficar somente com elas é ficar à mercê da Covid-19 e do consequente caos econômico e social. Para gerenciar de fato o problema, deve-se primeiramente conhecer o grau de risco da cidade, por exemplo, deve-se estabelecer de fato um programa de combate à doença, que entre outras medidas, contemple uma testagem em amostras representativas das pessoas isolamento e quarentena dos reagentes e de seus contatos diretos implantação de barreiras sanitárias para controlar o trânsito de pessoas na entrada da cidade intensificar os serviços de educação e comunicação em saúde para que a população execute corretamente as medidas de biossegurança, elaborar plano de contingência para guiar como as varias atividades econômicas, sociais e culturais poderão ser executadas de forma preventiva, etc...

  • luiz otavio
    19 Mai 2020 às 04:30

    que historia e essa que especialistas preveem ate final de junho?tem que investir em testes na população ,desinfecção de locais públicos .isso ele nao faz

  • Damião
    19 Mai 2020 às 03:29

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Cuiabano
    18 Mai 2020 às 23:25

    É fácil reverter essa percepção do #fiqueemcasa, corte 50% do salário do servidor público, destine esse valor a saúde e informe que será para salvar vidas.

  • Antônio
    18 Mai 2020 às 23:11

    É bom lembrar que o isolamento apenas pode achatar a curva do contágio, mas não vai acabar com a contaminação, portanto, não se pode MATAR A VACA PARA ACABAR COM O CARRAPATO. A economia tem que girar. O mundo é uma guerra onde só os mais fortes sobrevivem infelizmente está é a realidade.

  • Dulce Siqueira
    18 Mai 2020 às 22:57

    Lockdown já! Saúde não têm preço

  • Adam
    18 Mai 2020 às 22:32

    Esse cara é um escárnio, deveria estar preso, não só pelo a está fazendo, mas pelo roubo comprovado e filmado...... e ainda tem uma corja de puxa saco dando parabéns???!! Tomem vergonha na cara....

Sitevip Internet