Olhar Direto

Terça-feira, 07 de julho de 2020

Notícias / Cidades

Lacen tem capacidade de analisar quase 800 amostras de coronavírus por dia; expediente das 06h às 20h

Da Redação - Fabiana Mendes/Wesley Santiago

26 Mai 2020 - 07:32

Foto: Reprodução

Lacen tem capacidade de analisar quase 800 amostras de coronavírus por dia; expediente das 06h às 20h
O Laboratório Central do Estado (Lacen/MT) possui capacidade para analisar 800 amostras de testes para o coronavírus diariamente. O tempo com trabalho manual pode levar 12 horas e o automatizado cerca de 6h. Paralelo a isso, existe a logística, o que pode elevar o período de liberação, fazendo-o chegar a 48h.

Leia mais:
Em 19 horas, Lacen recebe 500 amostras para testes do novo coronavírus; antes eram 70 por dia

Atualmente são 15 pessoas exclusivas trabalhando no diagnóstico da Covid-19. Alguns testes ficam prontos em até seis horas, enquanto outros podem demorar até 48 horas. “Isso depende do material e da demanda que a gente recebe”, revelou a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, ao Olhar Direto

“O tempo preconizado, padronizado para o Brasil pelo Ministério da Saúde é de até 72 horas. Seria o prazo para a gente entregar esse resultado. Até porque o resultado do exame não influencia na conduta que o médico vai ter com o paciente. É uma doença viral, e ela não tem um medicamento específico”, acrescentou.

A demanda começou com 70 amostras por dia, mas na sexta-feira (22), chegou a atingir 500 em 19 horas. São dois turnos que começam das 6h e vão até às 20h, inclusive aos finais de semana e feriados. A previsão é que o número de funcionários aumente por conta do crescimento de amostras.

“Hoje temos a questão dos leitos, priorizamos os pacientes com de SRAG [Síndrome respiratória aguda grave], que estão hospitalizados ocupando leitos, e óbitos, que são liberados em até seis horas, até por conta do velório, porque a parte funeral é diferente para o paciente da Covid-19”, relata Elaine Cristina.

O Lacen trabalha na estrutura para conseguir aumentar essa capacidade de análise. “Isso com equipamento, insumos, pessoal”, afirma. O Laboratório é uma unidade de referência para o Estado, reconhecido pelo Ministério da Saúde. Embora outros laboratórios ofertem o exame, eles realizam as coletas e encaminham as amostras para fora de Mato Grosso.

“Atentar tanto os profissionais da saúde quanto a população ao período correto de coleta, que é do 3º ao 5º dia, podendo ser passado até o décimo. Isolamento social é muito importante, vemos na curva de contaminação, que deu uma segurada no aumento quando medidas foram tomadas. Tem que cuidar de si e dos outros. É algo para ficar claro para a população”, ponderou.  

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Chico Bento
    26 Mai 2020 às 15:30

    APARECIDO ALBERTO RODRIGUES MARQUES, você é tão analfabeto que não entendeu a mensagem. Faça uma faculdade, mas não aquelas por internet, com bons professores, vc está precisando. Depois venha bedelhar nos comentários.

  • APARECIDO ALBERTO RODRIGUES MARQUES
    26 Mai 2020 às 11:49

    Chico Bento você calado já é um poeta! Não subestime o trabalho do Lacen MT doenças existem a milênios esses profissionais que você cita não tem sábado, domingo e nem feriados , por favor menos.

  • Chico Bento
    26 Mai 2020 às 09:59

    É cada uma! Se não houvesse doenças, vocês não teriam empregos. Quanto senso comum, nada de mensagem coerente.

  • Marcos
    26 Mai 2020 às 09:53

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Brenda
    26 Mai 2020 às 08:34

    Parabéns equipe, que o Governo saiba valorizar vocês nesse momento, dando total apoio e valorização.

Sitevip Internet