Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

insalubridade

Funcionários de frigorífico com 25 infectados denunciam aglomeração e reutilização de máscaras

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Funcionários de frigorífico com 25 infectados denunciam aglomeração e reutilização de máscaras
Trabalhadores da Marfrig em Várzea Grande, local que registrou 25 infectados por coronavírus, denunciaram aglomeração de pessoas e reutilização de máscaras. Na semana passada, uma funcionária que trabalhava na área de desossa do frigorífico e estava em férias desde 4 de maio, morreu de Covid-19.


Leia mais:
Liminar estipula distanciamento em frigorífico Marfrig com 25 casos de Covid-19 e duas mortes

Na segunda-feira (25), o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) determinou que a empresa promova adequações em suas linhas de produção para diminuir a exposição de trabalhadores à contaminação pelo vírus.  
 
Em áudios divulgados pelo programa Balança MT da TV Cidade Verde, os funcionários relatam descaso da empresa. “Eles abafam, a gente fica sabendo pelos noticiários, precisamos de ajuda mesmo”, conta uma trabalhadora. “Aqui na Marfrig está tendo muito caso mesmo, não tem só esses 25 (sic)”, relata um homem.  
 
“Os funcionários estão trabalhando ruim, eles não estão querendo ir no médico porque não querem ficar afastado. A gente está com medo. Eles pedem pra gente devolver a máscara. É pra gente usar e entregar na saída. Se a gente não entrega, eles cobram R$5. Usa hoje e amanhã a gente nem sabe quem usou. Eles obrigam a gente a usar. Eles falaram que não vão fechar [o frigorífico], que quem quiser sair é pra pedir conta. A gente tem filho em casa, não quer ficar afastado, mas tá morrendo tanta gente (sic)”, descreve o funcionário no áudio. 
 
A decisão do MPT pede distanciamento mínimo de 1,5 m entre os empregados e deve ser aplicado não apenas na produção, mas em quaisquer períodos de deslocamento para troca de turnos, utilização de vestiários e refeitórios, pausas térmicas e psicofisiológicas. Uma imagem mostra uma aglomeração entre os funcionários.



Por meio de nota, a Marfrig informou que após a notificação dos trabalhadores infectados, imediatamente, adotou todos os procedimentos estipulados em seu plano de contingência: realizou o inquérito epidemiológico e prontamente afastou de maneira preventiva todos os contactantes diretos e indiretos que estão em isolamento domiciliar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet