Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PRESOS E SERVIDORES

Sistema penitenciário tem 23 contaminados com Covid-19 em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Sistema penitenciário tem 23 contaminados com Covid-19 em Mato Grosso
O sistema penitenciário de Mato Grosso possui 23 pessoas com coronavírus, entre reeducandos e policiais penais. Levantamento feito na manhã desta sexta-feira (29), aponta que um preso está em Tangará da Serra e 11 em Alta Floresta, incluindo as duas mortes.  


Leia mais:
Preso morre vítima de coronavírus e óbitos chegam a 55 em Mato Grosso

Em relação aos servidores são 11 confirmados: 1 na Penitenciária Central do Estado em Cuiabá, 6 em Alta Floresta (sendo 3 recuperados), 2 em Peixoto de Azevedo, 1 em Pontes e Lacerda, 1 do SOE (já recuperado).

São 39 casos descartados, 34 afastamentos por suspeita (aguardam resultados), e nenhum óbito. Todos os casos não houve necessidade de internação e os que ainda estão com o coronavírus, cumprem isolamento domiciliar. 

Já com relação aos presos, em Juína há um caso suspeito, sendo que 24 testaram negativo. Um preso em Alta Floresta está internado e os demais cumprindo o isolamento dentro da Cadeia Pública e estão com sintomas leves da doença. 

Todas as pessoas que estão com suspeita ou casos confirmados, seja servidores públicos ou não, que estejam com sintomas leves da doença, estão cumprindo a quarentena em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que segue os protocolos estabelecidos pelos organismos de saúde quanto a quarentena e isolamento, assim faz a orientação para seus servidores, como os demais profissionais do Executivo do Estado, inclusive os da saúde. 

A Administração Penitenciária encaminhou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as 52 unidades penais, que foram adquiridos com recursos do Poder Judiciário, via Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal, e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A Secretaria tem orientado os servidores a manterem as medidas de segurança também fora do trabalho, pois não é possível mapear onde e quando a pessoa contraiu o vírus. O RH da Sesp também tem recebido denúncias de que servidores da Segurança Pública não têm cumprido as regras de isolamento social fora do expediente.

Mortes

Otávio Lindolfo da Silva, de 79 anos, cumpria pena na Cadeia Pública de Alta Floresta e estava internado no Hospital Regional do município desde a última segunda-feira (25).

O idoso apresentou sintomas da doença e passou por atendimento médico na própria unidade na última segunda-feira, quando o médico solicitou que o reeducando passasse por avaliação no posto de saúde próximo da unidade.
 
De lá, ele foi transferido para o Hospital Regional, onde foi confirmado o diagnóstico de Covid-19 e passou a ser acompanhado na ala destinada aos pacientes com a doença, onde veio a óbito, por volta das 18h.

Diferente da primeira vítima, que possuía histórico de pneumonia, a unidade penal desconhece se o recuperando sofria de qualquer outra comorbidade. O primeiro óbito ocorreu na última quarta-feira (27), também com um idoso de 76 anos, que cumpria pena na cadeia da cidade.
 
Testes rápidos 

A Secretaria de Segurança Pública tem seguido o protocolo da saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e os mesos são aplicados em casos suspeitos, conforme a Nota Técnica Nº 006/2020/COE COVID-19/SES-MT, de 11 de maio de 2020, que trata da Testagem Para Covid-19 em servidores públicos estaduais – Segurança E Saúde Pública. 

O documento estabelece que os testes laboratoriais só deverão ser utilizados em indivíduos sintomáticos, obedecendo o período oportuno de cada técnica e história epidemiológica que corrobora para definição de casos suspeitos, pois não há nenhuma evidência cientifica que sustente a testagem de pessoas SEM SINTOMAS clínicos.

Conforme Portaria nº 033/2020/SMS que regulamenta os procedimentos dos testes rápidos pelo Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser realizados respeitando o mínimo de 07 (sete) dias completos desde o início dos sintomas de síndrome gripal evitando resultados negativos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet