Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Denúncia de Bussiki

Mauro afirma que Emanuel Pinheiro falsificou balanço de 2019 da prefeitura de Cuiabá

02 Jun 2020 - 11:24

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mauro afirma que Emanuel Pinheiro falsificou balanço de 2019 da prefeitura de Cuiabá
O governador Mauro Mendes (DEM) subiu o tom no embate político com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e afirmou que teve acesso a uma denúncia do vereador Marcelo Bussiki (DEM) de que o emedebista teria falsificado um balanço da prefeitura, referente ao ano de 2019.


Leia mais:
Emanuel chama Mauro Mendes de irresponsável, leviano, insensível e acionará a Justiça

"Eu vi uma denuncia assinada pelo Marcelo Bussiki, de que ele [Emanuel Pinheiro] falsificou o balanço de 2019. Prefeito de Cuiabá falsificou o balanço da prefeitura de 2019. Assinada esta denuncia pelo Bussiki", disparou Mauro Mendes durante coletiva nesta terça-feira (02).

Além disto, Mauro Mendes disse que é lamentável que Cuiabá tenha um prefeito que, segundo ele, diz palavras ao vento e que mente o tempo todo. "Cadê as UTIs novas que ele montou em Cuiabá? Como não montou nenhuma, fica jogando factoides, fala para cá, mente acolá. Abrimos a Santa Casa que o prefeito deixou fechar, todo mundo sabe disto. Depois de 60 dias, mentindo, indo a Brasília (DF), dizendo que tinha solução".

Em resposta, o prefeito disse através de nota que “a quem acusa cabe o ônus da prova”. Além disto, reitera que suas contas foram aprovadas em 2017 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Quanto as contas de 2018,  já receberam parecer favorável da Corte, que ainda irá apreciar a documentação referente ao ano de 2019.

Representação no TCE

A representação a qual Mauro Mendes se refere foi assinada pelos vereadores Felipe Wellaton e Marcelo Bussiki e encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo os parlamentares, há sérios indícios de que Emanuel Pinheiro tem artificializado diversos indicadores fiscais do município, em especial aqueles relativos à capacidade de pagamento.

A "maquiagem", termo usado pelos vereadores, teria ocorrido por meio de estorno indiscriminado de empenhos. Dados indicam anulação de empenho de mais de R$ 326 mil, o que representa 33% da despesa efetivamente empenhada no ano passado.

Ainda segundo a denúncia, ao 'maquiar' os dados, o prefeito teria promovido artificialmente a melhora na liquidez e na poupança daquele ano, mas comprometeu o exercício de 2020, já que inexistem receitas autorizadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para fazer frente àquelas despesas anteriormente empenhadas.

"Fica bastante clara a atuação do Chefe do Executivo Municipal no sentido de garantir avaliações satisfatórias por meios de dissimulação dos demonstrativos contábeis", diz trecho da representação.

Sendo assim, os vereadores pediram uma auditoria externa nas constas da prefeitura, afastamento de Emanuel Pinheiro e a inabilitação do emedebista para exercer cargo público durante oito anos.

Briga

O embate entre o governador Mauro Mendes (DEM) e prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) tem ganhado novos capítulos nos últimos dias. 

Nesta terça-feira, Emanuel chamou o governador de "professor de Deus" e que só ele  (Mendes) sabe como cuidar do povo durante a pandemia. 

Antes, em entrevista coletiva na sexta-feira (29), Emanuel prometeu acionar juridicamente o chefe do Executivo estadual por espalhar fake news causando tumulto na sociedade. Além disso, o prefeito usou palavras como leviano, irresponsável, cruel e amor platônico para criticar Mendes. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet