Olhar Direto

Notícias / Política MT

Em meio à nova crise, secretário de Saúde recebe equipe da Prefeitura de Cuiabá nos leitos da Covid-19

Da Redação - Érika Oliveira

02 Jun 2020 - 18:57

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Em meio à nova crise, secretário de Saúde recebe equipe da Prefeitura de Cuiabá nos leitos da Covid-19
Depois de mais uma sequência de ataques entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), coube ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, recepcionar uma equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá durante vistoria nas instalações dos Hospitais Estaduais Santa Casa e Metropolitano, onde foram construídos leitos exclusivos para tratar da Covid-19.
 
Leia mais: 
Em resposta, Mauro convida Emanuel para vistoria no Metropolitano e Santa Casa "que ele deixou fechar"
 
“Compareceram técnicos da Prefeitura de Cuiabá, que vão fazer a supervisão de todos os ambientes que assim entenderem necessários. Vim para recepcionar essa equipe e acompanharia a supervisão se também fosse a vontade do prefeito e do secretário municipal de Saúde. Para nós do Governo do Estado é um prazer mostrar aquilo que estamos fazendo pela Saúde não somente de Cuiabá, mas de todo o Mato Grosso”, disse Figueiredo.
 
A vistoria ocorreu após a Prefeitura de Cuiabá divulgar que iria acionar a Justiça para poder fiscalizar a Santa Casa e o Hospital Metropolitano, depois de tentar fazê-lo na tarde de segunda-feira (01) e ser impedida.
 
Segundo a Prefeitura, a fiscalização é possível porque Cuiabá possui contratualização com estes hospitais e o processo de regulação dos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) é feito por meio da gestão compartilhada entre Cuiabá (via Central de Regulação) e o Governo de Mato Grosso.
 
Em resposta, o governador Mauro Mendes disse - durante coletiva de imprensa - que não seria necessário acionar a Justiça e que a vistoria estaria marcada para esta terça-feira. Mais uma vez, o chefe do Executivo estadual aproveitou para alfinetar Emanuel.
 
"Ele e toda sua equipe que quiser ir visitar a Santa Casa, que ele deixou fechar, às 14h, estão convidados. E às 16h também, o esperamos para ir no Hospital Metropolitano. Chega a ser triste ver uma cidade como Cuiabá com o prefeito que temos hoje, que mente o tempo todo, joga palavras ao vento e não discute dados ou números. Cadê as UTIs novas que ele montou? Como não o fez, fica jogando factóides. Nós abrimos a Santa Casa que o prefeito deixou fechar, todo mundo sabe disto”. disparou.
 
As vistorias compreenderam especificamente as alas destinadas ao atendimento de pacientes com a Covid-19. A coordenadora da Central de Regulação do município de Cuiabá, Elaine Souza, acompanhou o trabalho técnico das equipes – compostas por outros três servidores da gestão municipal e demais profissionais das unidades hospitalares.  
 
De acordo com o painel de leitos da SES, o Hospital Estadual Santa Casa conta, atualmente, com 40 leitos de UTI e 77 enfermarias específicas para o tratamento do coronavírus; já o Hospital Metropolitano disponibiliza 40 UTIs e 238 enfermarias.
 
 

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Enfermeira Preocupada
    03 Jun 2020 às 22:21

    Vcs vão no HUC antigo hospital geral, procurem saber o que esta acontecendo lá, perderam o controle e o covid-19 faz morada la dentro, depois que infectou dezenas de pacientes, resolveram higienizar o local, gente o geral ta soltando vírus por todos os cantos!

  • WALDIR ANTONIO SERAFIM DA SILVA
    03 Jun 2020 às 09:43

    È UMA VERGONHA, DE DAR NOJO MESMO, O COMPORTAMENTO DESSAS AUTORIDADES DO NOSSO ESTADO, O GOVERNADOR MAURO MENDES E O PREFEITO EMANUEL PINHEIRO.. FICAM BRIGANDO, PARECENDO MESMO DOIS MULEQUES DE RUA QUERENDO DISPUTAR PARA VER QUEM COSPE MAIS LONGE. DEVIAM HONRAR O VOTO DAS PESSOAS QUE LHES CONFIARAM A GESTÃO DE NOSSAS VIDAS E PARAREM COM ESSA BRIGUINHA DE MULEQUES. NA MINHA OPINIÃO OS DOIS SÃO MENTIROSOS E DESONESTOS. PAREM COM ISSO SEUS BABACAS, POIS ISSO NÃO ESTÁ CONTRIBUINDO EM NADA NA GESTÃO DESSA CRISE. PAREM DE PENSAR SOMENTE NA PROXÍMA ELEIÇÃO E PENSE NO POVO QUE OS ELEGEU.

  • Carlos baçan
    02 Jun 2020 às 21:02

    TRABALHO COMO MEDICO EM P.A DE UPAS DE CUIABA E VG, COM PACIENTES GRAVES, TEMOS IMENSA DIFICULDADE DE ENCAMINHAR OS PACIENTE PARA ESTAS UNIDADES, CONTINUAO APENAS ACEITANDO PACIENTE COM EXAMES POSITIVOS NO METROPOLITANO E TODOS SABEMOS Q GRANDE PARTES DOS CASOS SO VAO DAR POSITIVO OS TESTES RAPIDOS APOS 10 DIAS DE SINTOMAS E O RESULTADO DO PCR PARA COVID DEMORAM 4 / 5 DIAS P FICAREM PRONTOS. PACIENTES ESTAO MORRENDO NAS UPAS... VAO FAZER UMA VISITA NA UPA MORADA DO OURO E NO IPASE E FACAM UMA MATERIA DE VERDADE, VCS DA IMPRENSA SO PUBLICAM FOFOCA DE UM LADO E DO OUTRO... PQ N FAZEM UMA VISITA NESSES LOCAIS E CONFIRMAM TUDO, PERGUNTAM SEM TEM EPIS PARA TODOS, SE ESTAS UTIS ESTAO REALMENTE ABERTAS E COM EQUIPES COMPLETAS, MEDICOS ESPECIALISTAS, TODA ESTRUTURA QUE UMA UTI DEVE OFERER...ACHAM Q SO PRECISAM DO VENTILADOR E ESQUECEM DO FATOR HUMANO, PAGAM MAL, PAGAM ATRASADOS, CONTRATO MEDICOS Q ACABARAM DE SAIR DA FACULDADE PARA TRABALHAREM COM PACIENTES MAIS GRAVES POSSIVEIS... FACAM UMA MATERIA DE VERDADE, COMFIRAM O Q ESTAO PUBLICANDO E PAREM DE PUBLICAR FOFOCA DOS DOIS LADOS

  • parasita
    02 Jun 2020 às 19:45

    Incoerente é o secretário de saúde do estado. Saí na mídia para ficar em isolamento, mas na secretaria de saúde está executando obra com grande aglomeração de pessoas e os servidores impedidos de tirarem férias ou licença. Lá está tendo várias pessoas dando positivo, mas só estão abafando o caso. E a campanha eleitoral já começou, pois já distribuiram as ambulâncias que estavam guardadas no estacionamento.

Sitevip Internet