Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

CONSTRUÍDOS RECENTEMENTE

Em meio à nova crise, secretário de Saúde recebe equipe da Prefeitura de Cuiabá nos leitos da Covid-19

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Em meio à nova crise, secretário de Saúde recebe equipe da Prefeitura de Cuiabá nos leitos da Covid-19
Depois de mais uma sequência de ataques entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), coube ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, recepcionar uma equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá durante vistoria nas instalações dos Hospitais Estaduais Santa Casa e Metropolitano, onde foram construídos leitos exclusivos para tratar da Covid-19.

 
Leia mais: 
Em resposta, Mauro convida Emanuel para vistoria no Metropolitano e Santa Casa "que ele deixou fechar"
 
“Compareceram técnicos da Prefeitura de Cuiabá, que vão fazer a supervisão de todos os ambientes que assim entenderem necessários. Vim para recepcionar essa equipe e acompanharia a supervisão se também fosse a vontade do prefeito e do secretário municipal de Saúde. Para nós do Governo do Estado é um prazer mostrar aquilo que estamos fazendo pela Saúde não somente de Cuiabá, mas de todo o Mato Grosso”, disse Figueiredo.
 
A vistoria ocorreu após a Prefeitura de Cuiabá divulgar que iria acionar a Justiça para poder fiscalizar a Santa Casa e o Hospital Metropolitano, depois de tentar fazê-lo na tarde de segunda-feira (01) e ser impedida.
 
Segundo a Prefeitura, a fiscalização é possível porque Cuiabá possui contratualização com estes hospitais e o processo de regulação dos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) é feito por meio da gestão compartilhada entre Cuiabá (via Central de Regulação) e o Governo de Mato Grosso.
 
Em resposta, o governador Mauro Mendes disse - durante coletiva de imprensa - que não seria necessário acionar a Justiça e que a vistoria estaria marcada para esta terça-feira. Mais uma vez, o chefe do Executivo estadual aproveitou para alfinetar Emanuel.
 
"Ele e toda sua equipe que quiser ir visitar a Santa Casa, que ele deixou fechar, às 14h, estão convidados. E às 16h também, o esperamos para ir no Hospital Metropolitano. Chega a ser triste ver uma cidade como Cuiabá com o prefeito que temos hoje, que mente o tempo todo, joga palavras ao vento e não discute dados ou números. Cadê as UTIs novas que ele montou? Como não o fez, fica jogando factóides. Nós abrimos a Santa Casa que o prefeito deixou fechar, todo mundo sabe disto”. disparou.
 
As vistorias compreenderam especificamente as alas destinadas ao atendimento de pacientes com a Covid-19. A coordenadora da Central de Regulação do município de Cuiabá, Elaine Souza, acompanhou o trabalho técnico das equipes – compostas por outros três servidores da gestão municipal e demais profissionais das unidades hospitalares.  
 
De acordo com o painel de leitos da SES, o Hospital Estadual Santa Casa conta, atualmente, com 40 leitos de UTI e 77 enfermarias específicas para o tratamento do coronavírus; já o Hospital Metropolitano disponibiliza 40 UTIs e 238 enfermarias.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet