Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

segue a briga

Estado e prefeitura divergem em avaliação de visitas ao Metropolitano e Santa Casa

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Estado e prefeitura divergem em avaliação de visitas ao Metropolitano e Santa Casa
Os desentendimentos entre a prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado se refletiram na visita técnica do município nos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Metropolitano, na tarde de ontem. Cada lado apresentou suas versões do  que encontrou nas unidades de saúde. De acordo com a prefeitura, não há número suficiente de respiradores. O Estado, por sua vez, destaca que todas as regras da Anvisa estão sendo cumpridas.


Leia também
Em meio à nova crise, secretário de Saúde recebe equipe da Prefeitura de Cuiabá nos leitos da Covid-19


De acordo com a prefeitura, os dois hospitais dirigidos pelo Estado disponibilizam uma quantidade de respiradores menor do que o número de leitos de UTI. “Na Santa Casa foi constatado que a unidade possui 40 leitos de UTI e 28 ventiladores e no Metropolitano são 40 leitos de UTI e 30 ventiladores”, disse os responsáveis pela equipe técnica. Os respiradores são itens de maior importância em uma UTI para pacientes infectados com o Covid-19.

Já o Governo do Estado assegurou que os técnicos da prefeitura sairam satisfeitos da visita, afirmando que os dois hospitais estão cumprindo com as preconizações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Governo também garantiu que o fisioterapeuta Paulo Henrique de Oliveira, que liderava a equipe da prefeitura, concordou que a Anvisa preconiza que os hospitais precisam ter pelo menos um ventilador para cada dois leitos de UTI.

Nas últimas semanas, o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem vivido em pé de guerra por conta da forma como Estado e Município estão combatendo o novo coronavírus.

Pela imprensa, os dois gestores tem feito acusações e até troca de insultos por conta dos problemas causados pela pandemia do Covid-19.

De um lado, Mauro questiona onde o município está gastando o dinheiro recebido para combater o coronavírus e cobra aberturas de novos leitos em Cuiabá. Já o prefeito diz que o governador está tentando usar a pandemia para fazer um debate político.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet