Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Instituições lamentam

Unemat decreta luto oficial de três dias após morte de ex-reitor Adriano Silva

Foto: Moisés Bandeira

Unemat decreta luto oficial de três dias após morte de ex-reitor Adriano Silva
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decretou luto oficial por três dias após o falecimento do ex-reitor Adriano Aparecido Silva, aos 49 anos. Ele, que também foi deputado e atualmente estava à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), morreu na quarta-feira (3) com suspeita do novo coronavírus. Instituições e personalidades do estado também lamentaram a perda.


Leia também:
Governador Mauro Mendes testa positivo para a Covid-19 e confirma que já está em isolamento

Veja as notas de pesar:

Unemat

É com profundo pesar que a Universidade do Estado de Mato Grosso comunica o falecimento do ex-reitor, professor Adriano Aparecido Silva, aos 49 anos, ocorrida nesta quarta-feira (3). A Unemat decreta luto oficial por três dias, com suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, nesta quinta-feira (04), em toda a Universidade.

O professor Adriano estava internado no Hospital São Luiz, em Cáceres, desde segunda-feira (01.06) com suspeita de Covid-19. O professor e ex-reitor da Unemat chegou a ser transferido em UTI aérea para o Hospital Femina, em Cuiabá, mas não resistiu às paradas cardíacas que sofreu e veio a óbito. Adriano estava com 60% dos pulmões comprometidos. O resultado do exame para confirmar a Covid-19 sai na próxima sexta-feira (05). A esposa e os filhos de Adriano estão em isolamento domiciliar.

Como reitor da Unemat, o professor Adriano Silva foi responsável por um momento de expansão da Universidade, com a aprovação da oferta de nove novos cursos, em nove câmpus, escolhidos por meio de pesquisa de demanda nas localidades contempladas. São eles: Medicina (Cáceres), Ciências Jurídicas (Alta Floresta, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda), Administração (Juara), Engenharia Elétrica (Sinop), Geografia (Colíder) e Engenharia Civil (Tangará da Serra e Nova Xavantina). Também em sua gestão, houve a criação dos câmpus universitários nos municípios de Diamantino e Nova Mutum, passando de 11 para 13 câmpus da Unemat no estado.

O reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, falou da importância do professor Adriano para o desenvolvimento da Unemat. “Ele sempre esteve atento e ajudando a Unemat, mesmo depois de reitor. Primeiro na condição de deputado, na gestão de reitora professora Ana Di Renzo e agora, na presidência da Fapemat. Ele sempre trabalhou como um grande parceiro da nossa Unemat. Ele sempre dizia: ‘a Unemat é minha casa, minha origem, a instituição que sempre está na frente de tudo’. Com certeza perdemos um apaixonado pela Unemat”.

O professor Adriano, doutor em Ciências Políticas, era professor do curso de Direito da Unemat, em Cáceres, desde 1997. Atualmente, presidia a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Efetivo desde 1998, Adriano ocupou vários cargos de gestão na Universidade. Foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Diretor da Faculdade de Direito, Coordenador Regional do Câmpus Jane Vanini, Gestor do Câmpus Jane Vanini e reitor da Unemat nos anos de 2010 a 2014.
Aos familiares e amigos, a Unemat deseja que a família encontre conforto e consolo neste momento de despedida. 


Assembleia Legislativa:

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa comunica, com profundo pesar, o falecimento na noite desta quarta-feira (3.6) do ex-deputado estadual Adriano Silva. Desde o último domingo, Silva apresentava sintomas de coronavírus, motivo pelo qual chegou a ser internado ainda na cidade de Cáceres, onde residia com a família. O resultado do teste para Covid-19 não ficou pronto até o momento para confirmar a causa do óbito.

Nesta quarta-feira, já em um hospital da capital, Silva não resistiu a duas paradas cardíacas durante uma manobra no momento de sua transferência hospitalar. O falecimento foi confirmado no início da noite.

Atualmente, Adriano Silva ocupava o cargo de presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Fez sua carreira no mundo acadêmico, como professor do curso de Direito e reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Em 2014, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PP e ficou como primeiro suplente, assumindo no ano de 2016, por duas vezes, uma vaga no Parlamento estadual como suplente dos deputados Eduardo Botelho e Oscar Bezerra- respectivamente. Direcionou sua atuação política para a educação, área que atuou por mais de 20 anos. 

Adriano Silva tinha 50 anos de idade e deixou esposa e filhos. O velório e sepultamento aguardam confirmação de horário e local.

 
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico:

NOTA DE PESAR

Sedec MT lamenta a morte de Adriano Silva, presidente da Fapemat
 
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, adjuntos e todos os servidores da Sedec – MT lamentam profundamente o falecimento de Adriano Silva, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) ocorrida nesta quarta-feira (03.06).
 
Ele apresentou sintomas de coronavírus no domingo (31.05) e estava internado em um hospital particular de Cáceres desde segunda-feira (01.06). Estava sendo transferido para Cuiabá quando sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. O resultado do exame para confirmar a Covid-19 ainda está sendo aguardado.
 
É com profundo pesar que todos os servidores recebem a notícia do falecimento deste amigo e parceiro de diversas ações na gestão pública. Que Deus conforte amigos e familiares neste momento de dor.

 
Wellington Fagundes:

 
Nota de Pesar
 
Externo meus sentimentos pelo falecimento do professor Adriano Silva, ex-reitor da Universidade de Mato Grosso (Unemat) e ex-parlamentar. Agora na Fundação de Amparo e Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano sempre dedicou-se ao enorme serviço de fortalecer a prática do ensino, como condição essencial ao desenvolvimento econômico, humano e social – o que se transforma em seu grande legado.

 
À família, meu desejo de que receba todo o conforto nesse momento de perda irreparável.
 
Wellington Fagundes
Senador da República


Emanuel Pinheiro:
 

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta profundamente a morte do ex-reitor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva. Ele estava internado em Cáceres e chegou a ser transferido por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea para a capital, mas não resistiu. Ele apresentou sintomas de coronavírus no último domingo, 31 de maio, e estava internado em um hospital particular de Cáceres desde segunda-feira (1). “É com uma tristeza imensa que recebo essa notícia. Desejo muita força à família neste momento de dor. Que Deus conforte o coração de todos”.  De acordo com o Governo do Estado,  Adriano fez o exame de Covid-19, cujo resultado ainda não saiu.

Democratas:

O Democratas de Mato Grosso vem manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento do nosso companheiro, correligionário e ex-deputado Adriano Silva. Adriano foi um grande companheiro de lutas políticas em defesa de Mato Grosso. Ex-reitor da Unemat, Adriano deixa um legado por todo o estado tanto na educação quanto em tantas outras ações políticas que empunhou. Aos familiares do Adriano desejamos força e fé para superar este momento tão difícil. Fica aqui nosso agradecimento especial a esse grande companheiro que nos deixa tão prematuramente.

Fábio Garcia 
Presidente Estadual do Democratas

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet