Olhar Direto

Notícias / Política MT

Grupo de deputados tentou derrubar Janaina Riva de chapa da Mesa, mas Botelho a manteve

Da Redação - Max Aguiar

05 Jun 2020 - 17:22

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Eduardo Botelho e Janaina Riva

Eduardo Botelho e Janaina Riva

Antes da definição da "nova" chapa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que manteve a atual composição, com Eduardo Botelho (DEM) presidente, Janaina Riva (MDB) vice-presidente e Max Russi (PSB) primeiro-secretário, houve uma tentativa de tirar a parlamentar da Mesa. Um grupo de deputados chegou a formatar a chapa sem Janaína, o que acabou rejeitado por Botelho.

Leia mais:
Secretaria do Tesouro Nacional aprova empréstimo de R$ 550 milhões para MT

Segundo informações de bastidores, antes de selar a atual formação, os deputados pactuaram uma espécie de eleição prévia: quem tivesse mais apoio seria o ordenador de despesas da Casa de Leis. Isso porque Max e Janaina estavam polarizando a disputa pelo mesmo cargo. 

Porém, de última hora, surgiu uma tentativa de uma chapa alternativa, em que Janaína não apareceria sequer como vice. A composição pensada por um grupo de deputados seria a seguinte: Eduardo Botelho de presidente, Max Russi primeiro-secretário, Dilmar Dal Bosco (DEM) vice-presidente, Wilson Santos (PSDB) segundo vice-presidente e Delegado Claudinei (PSL) segundo-secretário.

A proposta teria sido apresentada ao presidente, que a rejeitou. "Botelho refutou na hora. Ele disse que poderia perder, mas perderia se fosse com Janaina junto, mas não faria isso", relatou uma fonte que presenciou as articulações.

O ato foi classificado por Janaina como "trairagem", tendo em vista que ela contava com o voto de Dilmar, Delegado Claudinei e de Xuxu Dal Molin (PSC), que não aparece na composição, mas também teria apoiado Max na disputa pela Primeira-Secretaria. A mudança de posição deste trio teria sido decisiva na perda de força de Janaina, que acabou se mantendo na Vice-Presidência. 

Possibilidade de vaga no TCE

Contando com a possível abertura de novas vagas para conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o grupo tentou colocar Dilmar na chapa como vice para evitar que Janaína venha a assumir a Presidência do Parlamento caso Botelho eventualmente assuma uma cadeira no TCE.

Com Janaina na vice, dificilmente Botelho deixaria o parlamento, pois o nome dela no comando da Casa de Leis não agrada o Paiaguás. A mesma fonte confidenciou que pelo governador, nem Max nem Janaina estavam na composição com Botelho. A solução palaciana seria a indicação de Carlos Avalone (PSDB) e Dilmar na composição com Botelho. 

"Agora, com Janaina de vice, dificilmente o governador indicará a vaga para Botelho no TCE, se abrir a vaga. O governador preferiria deputados mais 'submissos'. Janaina e Max são mais difíceis", avaliou. A proximidade da parlamentar com o funcionalismo público é um dos pontos que preocupa o governo.

Atualmente, a chapa com Janaina e Max Russi juntamente com Botelho já tem 18 assinaturas para ser eleita. A possibilidade é que 20 deputados apóiem essa composição. 

A eleição será na próxima quarta-feira (10), durante a sessão especial marcada para às 09h. Todos os deputados devem estar na Casa de Leis e serão chamados nominalmente para o voto, que é secreto e feito por cédula. 

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paolo
    06 Jun 2020 às 12:14

    Sempre a mesma corja e a culpa de quem?? E L E I T O R E S.

  • Pc
    06 Jun 2020 às 11:42

    Até o Sindicalista está do lado da Madame?

  • EDEGAR
    06 Jun 2020 às 08:48

    O SISTEMA CONTINUA.

  • Jc
    05 Jun 2020 às 20:43

    Eu sempre falo quem manda na AL ainda e o Riva e a cambada de Deputados todos tem o Rabo preso com ele.Isto é uma vergonha para o MT

  • Wagner
    05 Jun 2020 às 19:08

    mATO gROSSO com m minúsculo, como sempre né!

  • ANTONIO
    05 Jun 2020 às 18:29

    INCRÍVEL, como nada muda em se tratar de politica eis que surge um novo RIVA. Desta malandragem nasce um conselheiro, até quando vamos assistir isso?

  • Raquel
    05 Jun 2020 às 18:22

    vejo as caras da foto, e tenho a triste certeza que somos muito mal representados.

  • ROSINO BOMFIM
    05 Jun 2020 às 17:50

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • alexandre
    05 Jun 2020 às 17:36

    MM falou que não iria interferir na eleição da AL, sera´que ?

Sitevip Internet