Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Covid-19

Deputados vistoriam leitos de hospitais na região metropolitana de Cuiabá

Foto: Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Deputados vistoriam leitos de hospitais na região metropolitana de Cuiabá
Membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso fiscalizaram nesta terça-feira (9) as unidades hospitalares de Cuiabá e de Várzea Grande para verificar os números de leitos de UTIs disponíveis para o atendimento a pacientes com Covid-19.


Leia também
PGJ orienta que Mendes e Pinheiro deixem 'disputa de poder' para vencer pandemia


Em Cuiabá, o deputado estadual, Dr. Eugênio (PSB), presidente da comissão, acompanhado dos deputados Dr. João (MDB) e Ulysses Moraes (PSL) conheceram as instalações do Hospital São Benedito, acompanhados pelo corpo administrativo e médico da unidade, que destinou 40 leitos de UTI, para o atendimento aos pacientes.  

O diretor geral da Empresa Cuiabana, Alexandre Beloto Magalhães de Andrade disse que a fiscalização dos parlamentares mostra para toda a população cuiabana que o prefeito Emanuel Pinheiro está cumprindo com a sua gestão humanizada, disponibilizando leitos novos para atender pacientes com Covid-19.

“Definido pelo comitê de enfrentamento à Covid-19, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, junto com os técnicos e a assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, foi criada essa rede, esse fluxo, dentro do que predispõe a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde seguindo esse regramento”, explicou Alexandre Beloto ressaltando que os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação, a medida que o hospital de referência e outras unidades destinadas ao recebimento desses pacientes, tiverem seus leitos ocupados, seguindo um fluxo já desenhado.

No segundo andar da unidade hospitalar, os leitos de UTI contam com equipamentos de última geração, como respiradores, medicação e equipes capacitadas para receber os pacientes. “Todos os leitos foram montados seguindo as recomendações do Sistema Único de Saúde. As equipes, desde a limpeza até os profissionais médicos e de enfermagem, estão capacitados”, destacou o diretor.

O deputado estadual Dr. Eugênio após a contagem dos leitos e a verificação da disponibilidade de equipamentos para todos, disse que feita a fiscalização, a Comissão de Saúde de posse das informações, encaminhará um relatório ao Ministério Público. “Nosso objetivo é fazermos, juntamente com o Ministério Público, uma identificação dos leitos existentes, se estão completos, se possuem ventiladores, medidores multiparâmetros, e outros equipamentos, enfim, se estão montados como foi divulgado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde a fim de assegurar e priorizar o atendimento médico a esses pacientes”, disse o parlamentar.

O deputado Estadual, Dr. João acompanhou a vistoria e se disse impressionado. Ele lembrou que os gestores precisam trabalhar para disponibilizar os leitos necessários para atender à população.   “Tenho certeza que esses 40 leitos montados no Hospital São Benedito vão salvar muitas pessoas. O importante é que os gestores se sentem à mesa e discutam medidas que devam ser implementadas a fim de disponibilizar os leitos suficientes para atender aqueles que precisarem. Estamos num momento de humildade em que todos devemos sentar e resolver o problema”, disse, parabenizando a direção da unidade, que ainda não tem pacientes internados.

Os deputados estaduais Paulo Araújo (PP) e Lúdio Cabral (PT), estiveram na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. 

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a Capital vem sendo preparada para disponibilizar leitos de UTI, a fim de atender a população. “Não queremos que isso aconteça mas precisamos estar preparados. Além do Hospital de Referência, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Verdão, o Hospital São Benedito estão equipados e com equipes preparadas para atender aos pacientes com Covid-19 em diferentes graus de complexidade, dentro das orientações previstas pelas autoridades médicas e de vigilância sanitária. Nossa maior preocupação é proteger e salvar vidas”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet