Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

reforço

Governo deve ampliar atendimento para pacientes de Covid-19 e abrir 49 leitos de UTIs

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Governo deve ampliar atendimento para pacientes de Covid-19 e abrir 49 leitos de UTIs
O Governo do Estado abriu 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá), nesta quarta-feira (10). Além disso, parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires vai oferecer outros 39 leitos para pacientes da região, totalizando 49. 


Leia mais:
Casos de coronavírus disparam e índice por mil habitantes em cidade de MT se aproxima de São Paulo

Com o incremento, o Hospital Regional de Sinop passa a ter 20 leitos de Terapia Intensiva exclusivos para o tratamento da Covid-19. A unidade regional ainda oferece 20 leitos clínicos para o atendimento de pacientes com coronavírus.

“Estruturar a rede de Saúde contra o coronavírus em Mato Grosso é nossa prioridade número 1. Isso passa pela construção de UTIs totalmente equipadas para bem atender aos pacientes com coronavírus. Essas UTIs salvarão muitas vidas, se Deus quiser”, afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Gestão Hospitalar da SES, a ampliação renderá um investimento mensal de R$ 626,7 mil, que conta com aporte do Ministério da Saúde e é revertido em assistência médica à população mato-grossense.

Além de atender as demandas dos moradores de Sinop, o Hospital Regional é referência para outros 14 municípios da Região de Saúde do Teles Pires. Portanto, a ação de ampliação dos leitos beneficia diretamente uma população de aproximadamente 433.441 mil pessoas, de acordo com a população estimada pelo IBGE.

Pelo Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, serão abertos leitos nos municípios de Nova Mutum (20 leitos), Sorriso (10 leitos) e em Sinop (9 leitos). A medida, em parceria com o consórcio e prefeituras foi possível porque o Governo do Estado melhorou os valores pagos pelas Unidades de Terapia Intensiva.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que o governo ainda está fechando com o consórcio mais leitos em um hospital particular da região.

“Nosso trabalho é contínuo. Abrimos leitos, compramos equipamentos, mas ainda temos muito a fazer e vamos continuar o nosso trabalho para atender a população de todas as cidades”, afirmou o secretário.

O presidente do Consórcio, Edu Laudi Pascoski, prefeito de Itanhangá, afirmou que essa parceria é uma via de mão dupla, pois os prefeitos precisam da ajuda do governo, como o governo também precisa da colaboração dos prefeitos.

“O Estado vai garantir a funcionabilidade dos leitos de UTIs, independente dos recursos federais. Essa parceria é fundamental para nós e enquanto prefeitos temos que ajudar, porque temos dificuldades na compra e na locação dos serviços”, ressaltou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet