Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

união contra a pandemia

Novos leitos de Cuiabá serão equipados com respiradores do Estado e União; Emanuel anuncia mais testes

Foto: Da Assessoria

Novos leitos de Cuiabá serão equipados com respiradores do Estado e União; Emanuel anuncia mais testes
A reunião envolvendo Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá, que aconteceu nesta segunda-feira (15), via videoconferência gerou resultados para o futuro dos pacientes que precisam de internação em UTIs e respiradores, além de um encaminhamento para melhorar a testagem da população. Após várias horas de ajustes, Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito da capital, confirmou que dentro de alguns dias o Hospital Referência para a Covid-19 terá mais 30 leitos de Unidades de Terapias Intensivas, equipado com respiradores do Estado e União.


Leia mais:
Governo e Prefeitura se comprometem a entregar 60 leitos na região metropolitana

A decisão pela ampliação faz com que a unidade, que fica no prédio do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, tenha 125 leitos de UTI no total. Atualmente 95 estão em funcionamento. Segundo Emanuel, essa ampliação só será possível graças aos 20 respiradores enviados do Ministério da Saúde através de uma solicitação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB) e de mais 10 que serão disponibilizados pelo Estado. 

"Vamos instalar as UTIs com apoio do Governo do Estado. Temos 20 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, mais 10 do governador. Essa parceria já entrará em funcionamento nos próximos dias em Cuiabá", disse Emanuel Pinheiro. 

A reunião, que marcou um novo tempo de combate a pandemia entre Mauro Mendes (DEM) e Emanuel Pinheiro, aconteceu simultaneamente com a presença de deputados e secretários de saúde tanto da capital como estadual. 

Testagem da população

Emanuel ainda anunciou que além desse aumento de UTI, também começará em Cuiabá nos próximos dias a alta testagem da população. Esse trabalho é em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Bela Vista e fará com que Cuiabá teste até 300 pessoas por dia, com o teste ouro, que é o mais recomendado entre as organizações de Saúde. 

Kit de medicamentos

Além disso, o prefeito ainda comentou que outra medida estudada é a criação de uma comissão de saúde, com médicos e técnicos cientistas, que irão discutir o uso de um kit com medicamentos que podem prevenir o avanço da doença. 

Sem citar o nome dos medicamentos, Emanuel disse que em algumas cidades essa forma de prevenção já funcionou, porém com a intermediação de um médico e até do Conselho Regional de Medicina (CRM), a disponibilização dos remédios poderá ajudar a combater o avanço da doença e principalmente salvar vidas. 
 
"Uma equipe de médicos para discutir kits de tratamento para a covid, principalmente para a primeira fase, que é a fase de sintomas leves. Vamos criar essa comissão de médicos do estado com a participação do CRM pra ver a eficiência e a segurança para proteger as pessoas e salvar vidas. Em alguns lugares isso já funcionou", destacou o prefeito. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet