Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EM PLENA PANDEMIA

Câmara aprova reajuste da RGA em 3,4% e prefeito garante que irá vetar projeto

Foto: Reprodução

Câmara aprova reajuste da RGA em 3,4% e prefeito garante que irá vetar projeto
Os vereadores de Nova Lacerda (distante 580km de Cuiabá) aprovaram Reajuste Geral Anual (RGA) dos servidores da Câmara Municipal em 3,4%, durante sessão legislativa na semana passada. 


Leia mais:
Mato Grosso registra 51 mortes por Covid-19 durante feriado prolongado

Mesmo no prédio da Câmara tendo oito funcionários efetivos e quatro contratados, o aumento salarial foi questionado pela população devido ao momento de pandemia, em que os gastos do poder público têm sido direcionados ao combate do novo coronavírus. 

Atualmente Nova Lacerda tem 8 casos confirmados da doença, sendo apenas um internado em Cuiabá, quatro recuperados e outros três sendo monitorados na capital. A cidade não possui hospital e qualquer caso de urgência e emergência é transferido para cidades como Pontes e Lacerda, Cáceres ou Cuiabá. 

O vereador Adair José da Silva (Republicanos), que faz parte da oposição da Mesa Diretora, disse que a votação foi unânime. Ele explica que votou a favor do reajuste dos servidores porque o estudo passou pela Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis municipal. 

"Foi unânime porque passou pela CCJR. Teve 100% dos votos da Casa. Nós temos em média 8 funcionários efetivos e o reajuste seria apenas para eles. Não é reajuste no salário do vereador. O nosso salário está congelado tem oito anos", explicou o parlamentar. 

Ainda segundo o vereador, a CCJR deu parecer favorável pelo projeto porque decreto do presidente Jair Bolsonaro constava que "reajuste da RGA poderia ser feito que não seria considerado aumento salarial". O governo federal condicionou o repasse de dinheiro para estados e municípios ao congelamento de salários.

O prefeito da cidade, Uilson José da Silva, conhecido como Uilson Linguiça (DEM), disse que não concorda com a votação a Câmara e irá vetar o projeto. "Em tempos de pandemia não podemos aprovar um projeto desse tipo. Sabemos que é um projeto que passa pela inconstitucionalidade, nosso procurador já nos informou sobre isso. Então, assim que chegar aqui na minha mesa, ele será vetado", garantiu o prefeito. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet