Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Próximo do colapso

Com mais de 80% de UTI’s ocupadas, secretário prevê piora no fim de semana e reforça necessidade de regras mais rígidas

Foto: Assessoria

Com mais de 80% de UTI’s ocupadas, secretário prevê piora no fim de semana e reforça necessidade de regras mais rígidas
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, reforçou a necessidade de endurecimento das medidas restritivas no combate ao coronavírus adotadas na região metropolitana de Cuiabá. Conforme o sistema de classificação de risco do Governo, a Capital e Várzea Grande já se enquadram no “risco muito alto” e, pela orientação do Executivo, deveriam implementar imediatamente a quarentena coletiva obrigatória.

 
Leia mais:
Cuiabá e Várzea Grande adiam para segunda-feira decisão sobre lockdown
 
“Nós já temos mais de 80% de taxa de ocupação de leitos de UTI, isso provavelmente vai aumentar no final de semana e na próxima semana teremos um cenário bem desconfortável”, avaliou o secretário.
 
Gilberto ponderou que o sistema de classificação do Governo não utiliza o termo “lockdown”, mas um pedido do Ministério Público Estadual propôs a medida aos municípios. Uma audiência foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), mas não houve consenso e um novo decreto - com ações conjuntas - deverá ser anunciado pelos gestores na próxima segunda-feira (22).
 
A íntegra do sistema de classificação do Governo traz como: “medidas aos municípios classificados como de risco muito alto: a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO, MODERADO e ALTO; b) quarentena coletiva obrigatória no território do Município, por períodos de 15 (quinze) dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente; c) controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais; e d) manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais, em consonância com o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, exceto academias, salões de beleza e barbearias”.
 
Na classificação divulgada nesta semana, os municípios classificados com risco muito alto são: Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
 
Anteriormente, o secretário de Saúde já havia declarado que via o “lockdown” com bons olhos. “Eu gostaria que o lockdown acontecesse. Na verdade, sou a favor disso faz tempo. Vejo com bons olhos. Fechar tudo é uma medida que poderia barrar o crescimento de casos em Mato Grosso. Principalmente agora que os leitos estão quase lotados”, comentou, em coletiva de imprensa virtual.
 
Cuiabá, no entanto, já praticamente descartou o fechamento total da cidade. Várzea Grande, por sua vez, anunciou que não adotaria a medida de maneira isolada da Capital. A ideia do chefe do Executivo cuiabano é, por hora, antecipar o toque de recolher já em vigência no município. Atualmente, a proibição de trânsito nas ruas da Capital começa às 22h30 e segue até 05h. Segundo Emanuel Pinheiro (MDB), com a nova medida, o decreto estabeleceria o toque a partir das 19h.

“Eu acredito que é isso [antecipação do toque de recolher] que os dois municípios vão tentar alinhar, para que não haja uma corrida de um lado para o outro para ver onde está mais confortável. Acho que é uma proposta interessante, mas isso só será decidido na segunda-feira”, pontuou Figueiredo.
 
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet