Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

entenda

Perda de UTIs é fake news e distribuição de leitos evita caos em Cuiabá, diz prefeito após inauguração de UBS

Perda de UTIs é fake news e distribuição de leitos evita caos em Cuiabá, diz prefeito após inauguração de UBS
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), acusou a oposição de divulgar fake news contra sua gestão nas últimas semanas e negou que Cuiabá irá perder leitos de UTI neste momento de pandemia. O emedebista explica que houve na realidade uma redistribuição dos leitos para evitar um colapso na saúde da capital.


Leia também:
Ministério da Saúde atende pedido de Emanuelzinho e manda 20 respiradores para Cuiabá
 
Isso porque 60 vagas para pacientes com Covid-19 estavam planejadas para o Hospital Municipal de Cuiabá, onde está instalado o novo pronto-socorro. Se abrigasse infectados pelo novo coronavírus, a unidade de saúde poderia se tornar um ambiente de proliferação da doença, com o risco de contaminação em vítimas de acidentes de trânsito e pacientes com outras enfermidades. Se fechasse para atender somente afetados pela pandemia, o colapso na saúde de Cuiabá seria ainda maior, explica Emanuel.  
 
“Isso foi uma fake news, mais uma maldade, uma mentira dos nossos opositores que não sabem se portar numa pandemia. Esse momento exige espírito público daqueles que têm a responsabilidade de guiar a população”, reclamou o prefeito. “Como tantas outras mentiras, essa era curta e é o tempo é o senhor da razão”, completou, em entrevista por telefone na manhã deste sábado, após inauguração de Unidade Básica de Saúde no Parque Ohara.
 
Os 60 leitos foram divididos entre o Hospital São Benedito e o prédio onde funcionava o antigo pronto-socorro da capital. Neste momento, Cuiabá tem 95 leitos para tratamento de Covid-19 e 90 para outros pacientes. A pretensão do prefeito é instalar mais 40 unidades nas próximas semanas, sendo 20 delas equipadas com respiradores conseguidos por Cuiabá por intermédio do deputado federal Emanuelzinho (PTB).

”Quando eu assumi a Prefeitura de Cuiabá, não existia pandemia e nem HMC. Cuiabá tinha 70 leitos de UTI. Hoje Cuiabá tem 185 leitos e semana que vem terá mais. Assumi a prefeitura do prefeito Mauro Mendes e Cuiabá só tinha 70 leitos não covid, até porque não existia a pandemia. Eu ampliei para 90 esses leitos não covid e além disso temos mais 95 leitos para covid”
 
Expansão na saúde
 
Emanuel inaugurou neste sábado a Unidade Básica de Saúde no Parque Ohara, que faz parte do cronograma que deve continuar até o final do ano. O local terá horário estendido para dar conta de atender o trabalhador.

“Mais uma unidade básica de saúde que estamos entregando e essa tem uma característica especial, é no Parque Ohara, é a unidade básica 3, ela mantém o padrão da gestão, com parte medica e odontológica. Três gabinetes odontológicos, parte médica e vai funcionar das 7 horas da manhã às 21h. O horário convencional é das 8h às 17h e o trabalhador não consegue ir”, explicou.
 
A unidade é equipada com sistema de ar refrigerado e atenderá entre 12 mil e 15 mil pacientes. “Em tempos de pandemia é fundamental reforçar atenção básica, com a ação dos agentes de saúde, com fortalecimento da atenção básica. Isso é um marco da minha gestão. Somando obras novas e as ampliadas”, disse o prefeito. Segundo ele, a promessa de campanha era de 40, mas até o fim do ano esse número será superado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet