Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Cuiabá e VG

Emanuel propõe ampliar toque de recolher com fechamento do comércio e suspensão de ônibus

22 Jun 2020 - 10:22

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Emanuel propõe ampliar toque de recolher com fechamento do comércio e suspensão de ônibus
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) irá sugerir, em reunião com a prefeita  de Várzea Grande, Lucimar Sacre Campos, nesta segunda-feira (22) o fechamento do comércio nas duas cidades, suspensão do transporte coletivo (ficando apenas 30% para serviços essenciais) e a ampliação do toque de recolher. A intenção é frear o avanço do novo coronavírus nos dois municípios, que tem o maior número de mortes do Estado. 


Leia mais:
Ministério Público entra com ação na Justiça pedindo lockdown em Cuiabá e Várzea Grande

Emanuel Pinheiro confirmou o que já havia sido apurado pelo Olhar Direto, de que o novo toque de recolher seria a partir das 20 horas e iria abranger as duas cidades. Além disto, propôs o seguinte:
  • Redução da frota em 30% (apenas para trabalhadores de serviços essenciais)
  • Fechamento de bares
  • Restaurantes funcionando apenas no almoço (das 11h às 15h)
  • Fechamento dos supermercados às 20h
  • Farmácias poderão funcionar durante o toque de recolher
  • Intenção de que servidores, incluindo Estado e União, trabalhem em home office
  • Possibilidade de implantar rodízio de veículos
  • Funcionamento dos shoppings centers das 11h às 18h
"No momento, o lockdown é a medida extrema, quando não há nenhuma outra opção. Quando a situação estiver fora de controle, o que não é o caso ainda. Precisamos garantir o trabalho, emprego, mesmo que de forma reduzida. É preciso que as pessoas tenham renda para se alimentar, ter dignidade, inclusive para combater o vírus", explicou Emanuel Pinheiro.

As medidas ainda não são definitivas e serão debatidas na reunião entre representantes de Cuiabá e Várzea Grande. A intenção, segundo o prefeito, é finalizar o decreto e anunciá-lo até quarta-feira.

Pedido de lockdown

O Ministério Público Estadual, através dos promotores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e Audrey Ility, protocolocaram uma ação civíl pública com pedido de tutela de urgência para que seja decretado lockdown (fechamento total) em Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com orientação do Governo do Estado. A decisão caberá ao juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande.

A ação cita que Cuiabá e Várzea Grande entraram no nível de risco de contaminação classificado como muito alto, com base no novo decreto de avaliação do Governo do Estado. A indicação neste caso é de medidas de fechamento total, conhecido como 'lockdown'.

Por conta da proximidade entre Cuiabá e Várzea Grande, que são divididas apenas por um rio, o pedido é para que o lockdown seja decretado nas duas cidades. 

O avanço do novo coronavírus, de forma bastante rápida, colocou Cuiabá e outras 12 cidades do Estado no maior nível de classificação de risco (muito alto) de infecção pelo coronavírus. Com base no novo decreto, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço da doença, o Executivo orienta que as cidades adotem o chamado lockdown (fechamento completo).

Atualizada às 10h51 e às 10h59
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet