Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mudanças em shoppings

Bares fechados, restaurantes abertos para almoço e rodízio de veículos; veja medidas discutidas em Cuiabá

22 Jun 2020 - 11:13

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Bares fechados, restaurantes abertos para almoço e rodízio de veículos; veja medidas discutidas em Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), elencou uma série de medidas para tentar conter o avanço do coronavírus em Cuiabá, como fechamento de bares, restaurantes abertos na hora do almoço e até rodízio de veículos. Tudo será discutido em reunião entre representantes da Capital e de Várzea Grande, que acontece nesta manhã (22).


Leia mais:
Emanuel propõe ampliar toque de recolher com fechamento do comércio e suspensão de ônibus

O rodízio de veículos é algo que está sendo estudado pela prefeitura de Cuiabá, que pretende ainda reduzir o o transporte coletivo para 30% da sua capacidade, voltando novamente a servir apenas para os que desempenham serviços essenciais. Ainda não foi definida qual será a forma dessa suspensão de circulação dos automóveis.

Os restaurantes poderão novamente ter seus horários reduzidos. Agora, a intenção é que eles abram as portas apenas na hora do almoço. Os shoppings seriam autorizados a funcionar das 11h às 18h. Os bares seriam fechados, já que o toque de recolher seria antecipado para às 20 horas.

Emanuel Pinheiro descartou, neste momento, o lockdown em Cuiabá. Segundo ele, a situação, apesar de crítica, ainda está sob controle. "O fechamento total é dez vezes pior que isto. O que causa a rápida disseminação do vírus são as horas de lazer, quando todos se descuidam. No momento de trabalho, todos seguem as regras de biossegurança".

Vale lembrar que a reportagem do Olhar Direto foi às ruas, na última semana, para mostrar como a população tem se comportado em um dos principais pontos de comércio de Cuiabá, que é o Centro da cidade.

As imagens mostram que praticamente todas as pessoas que transitavam pelo local utilizavam máscaras. Porém, o que chama atenção é o fato de que, mesmo após tanto tempo, muitos ainda usam o equipamento de proteção de forma errada, facilitando a contaminação pelo coronavírus.

Ainda é grande o número de pessoas que abaixam suas máscaras na altura do queixo. Além disto, a reportagem também mostrou algumas que retiraram quase por inteiro o equipamento.

Vale lembrar que as medidas ainda serão apreciadas e discutidas. A intenção do prefeito é anunciá-las na próxima quarta-feira (24).

Entre as medidas propostas estão:

 
  • Redução da frota em 30% (apenas para trabalhadores de serviços essenciais)
  • Fechamento de bares
  • Restaurantes funcionando apenas no almoço (das 11h às 15h)
  • Fechamento dos supermercados às 20h
  • Farmácias poderão funcionar durante o toque de recolher
  • Intenção de que servidores, incluindo Estado e União, trabalhem em home office
  • Possibilidade de implantar rodízio de veículos
  • Funcionamento dos shoppings centers das 11h às 18h

Pedido de lockdown

O Ministério Público Estadual, através dos promotores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e Audrey Ility, protocolocaram uma ação civíl pública com pedido de tutela de urgência para que seja decretado lockdown (fechamento total) em Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com orientação do Governo do Estado. A decisão caberá ao juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande.

A ação cita que Cuiabá e Várzea Grande entraram no nível de risco de contaminação classificado como muito alto, com base no novo decreto de avaliação do Governo do Estado. A indicação neste caso é de medidas de fechamento total, conhecido como 'lockdown'.

Por conta da proximidade entre Cuiabá e Várzea Grande, que são divididas apenas por um rio, o pedido é para que o lockdown seja decretado nas duas cidades. 

O avanço do novo coronavírus, de forma bastante rápida, colocou Cuiabá e outras 12 cidades do Estado no maior nível de classificação de risco (muito alto) de infecção pelo coronavírus. Com base no novo decreto, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço da doença, o Executivo orienta que as cidades adotem o chamado lockdown (fechamento completo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet