Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Venda ainda liberada

Emanuel justifica fechamento de bares na capital: “campos férteis de disseminação”

22 Jun 2020 - 15:33

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), preferiu ainda não proibir a venda de bebida alcoólica na cidade. Porém, não descartou que o faça quando necessário. Em anúncio feito nesta segunda-feira (22), ele adiantou que os bares da capital mato-grossense deverão ser fechados, já que não estariam seguindo as regras impostas. “Viraram campos férteis de disseminação”.


Leia mais:
Cuiabá e VG entram em consenso e fazem decreto único com endurecimento de medidas contra coronavírus
 
Para justificar o fechamento dos bares, que deve constar no decreto que será anunciado na quarta-feira (24), Emanuel explicou que o contato nestes locais está muito grande. “Com a bebida, isso relaxa. Os bares têm virado campos férteis, como não estão se adequando aos decretos, deverão ser fechados”.
 
Por enquanto, o prefeito descartou a proibição de comercialização da bebida alcoólica na capital mato-grossense. “Não vimos ainda a relação da venda. Se houver necessidade, posteriormente, faço tudo por Cuiabá. Queremos que a população colabore”, explicou o prefeito.
 
“Ainda tem pessoas que continuam participando de festas, churrascos, aglomerações, o que acaba sendo prejudicial. Na inocência do lazer e diversão, a população acaba sendo infectada e foco de contaminação para familiares e amigos”, acrescentou Emanuel Pinheiro.

Medidas duras

As prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande entraram em consenso e decidiram, em reunião nesta segunda-feira (22), fazer um decreto único com o endurecimento de medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Entre os pontos acordados estão: fechamento de bares; suspensão do transporte coletivo (ficando apenas 30% para profissionais da Saúde) e ampliação do toque de recolher.

As medidas deverão entrar em vigor até quarta-feira (24) e seguirão por 15 dias (até 7 de julho). Emanuel disse ainda acreditar que a Justiça irá aceitar as medidas acordadas e não decretará o lockdown. “Tenho a impressão, conhecendo a sensibilidade da Justiça de que querem uma resposta, que é algo que estamos dando”.

Entre as medidas propostas estão:

 
  • Redução da frota em 30% (apenas para trabalhadores de serviços de Saúde)
  • Fechamento de bares
  • Restaurantes funcionando apenas no almoço (das 11h às 15h)
  • Fechamento dos supermercados às 20h
  • Farmácias poderão funcionar durante o toque de recolher
  • Intenção de que servidores, incluindo Estado e União, trabalhem em home office
  • Possibilidade de implantar rodízio de veículos
  • Funcionamento dos shoppings centers das 11h às 18h

Pedido de lockdown

O Ministério Público Estadual, através dos promotores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e Audrey Ility, protocolocaram uma ação civíl pública com pedido de tutela de urgência para que seja decretado lockdown (fechamento total) em Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com orientação do Governo do Estado. A decisão caberá ao juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande.

A ação cita que Cuiabá e Várzea Grande entraram no nível de risco de contaminação classificado como muito alto, com base no novo decreto de avaliação do Governo do Estado. A indicação neste caso é de medidas de fechamento total, conhecido como 'lockdown'.

Por conta da proximidade entre Cuiabá e Várzea Grande, que são divididas apenas por um rio, o pedido é para que o lockdown seja decretado nas duas cidades. 

O avanço do novo coronavírus, de forma bastante rápida, colocou Cuiabá e outras 12 cidades do Estado no maior nível de classificação de risco (muito alto) de infecção pelo coronavírus. Com base no novo decreto, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço da doença, o Executivo orienta que as cidades adotem o chamado lockdown (fechamento completo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet