Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Números assustadores

Mato Grosso tem 1,3 mil testes de coronavírus aguardando resultado; 80% dão positivo

Foto: Reprodução/Ilustração

Mato Grosso tem 1,3 mil testes de coronavírus aguardando resultado; 80% dão positivo
Mato Grosso tem atualmente, confirmados, 14.654 casos de coronavírus e 556 óbitos em decorrência da doença. Porém, estes números, mesmo na hora em que são divulgados, estão defasados. Isso porque, com o fim do contrato entre o governo federal com a empresa que fornece os equipamentos para o laboratório, a capacidade de testes foi reduzida drasticamente. Até o último domingo, eram 1,3 mil acumulados aguardando processamento.


Leia mais:
Secretário diz que não é possível aumentar testagem e sugere diagnóstico com análise clínica
 
Até o último domingo, eram 1.366 amostras em análise laboratorial. Sendo assim, é bem provável que o número de infectados e de mortes seja ainda maior no Estado. No total, cerca de 80% dos exames feitos no Lacen dão positivo para o novo coronavírus.
 
Levando-se em conta esta média, é provável que existam pelo menos mais mil pessoas que estão infectadas pela Covid-19 e ainda aguardam o diagnóstico.
 
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que não é possível aumentar a capacidade de realização de testes e sugeriu que o tratamento já comece após diagnóstico feito pelos médicos com análise clínica e exames laboratoriais, como a tomografia de pulmão.
 
Desde o início do mês, o Estado de Mato Grosso diminuiu drasticamente o número de testes realizados todos os dias pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen), em decorrência da não renovação do contrato entre o governo federal com a empresa que fornece os equipamentos para o laboratório.
 
Para Gilberto, não há laboratórios disponíveis para dar vasão aos exames. “O Lacen já atualizou a diferença de prazo para fazer os testes, que agora é de 24h, e está fazendo por dia de 700 a 800 testes”, disse. “Mas infelizmente parece-me que pra fazer o atendimento, pra detectar o paciente só se faz com teste... e os especialistas que nos assessoram nos disseram que a principal analise é a analise clinica, o médico não precisa de um teste na mão”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (28), 14.654 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 556 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19 estão Cuiabá (3.570), Várzea Grande (1.165), Rondonópolis (1.117), Sorriso (652), Primavera do Leste (580), Tangará da Serra (533), Lucas do Rio Verde (497), Nova Mutum (416), Sinop (378), Campo Verde (331), Pontes e Lacerda (314), Confresa (311), Cáceres (260), Barra do Garças (199), Campo Novo do Parecis (194), Querência (177), Sapezal (158), Alta Floresta (146), Nossa Senhora do Livramento (142) e Jaciara (136).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet