Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

etnias em risco

Deputado diz que pandemia pode gerar "genocídio" nas aldeias de Mato Grosso

Foto: Fablício Rodrigues - ALMT

Deputado diz que pandemia pode gerar
A situação caótica em que vivem os povos indígenas de Mato Grosso, que praticamente estão desamparados do poder público no que tange a saúde, foi tema da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa na última semana. O deputado Dr Eugênio (PSB), que é da região do Araguaia, disse que se nada for feito, um genocídio pode acontecer. 


Leia mais:
Nove indígenas Xavante morrem com sintomas de Covid-19 em 24h

O fato veio à tona após uma reportagem do jornal El País que destacou a morte de nove indígenas da etnia Xavante dentro de 24 horas. Entre as vítimas estava um bebê. Diante da situação, o tema foi comentado na Assembleia Legislativa para alertar as autoridades e a sociedade sobre as mais mortes que pode acontecer em decorrência da pandemia do novo coronavírus caso nenhuma medida seja adotada.

“Gostaria de aproveitar a audiência que a CCJR, tem pela responsabilidade que esta comissão possui para apresentar minha preocupação com relação à comunidade indígena. Só em Barra do Garças são mais de 100 contaminados e nove óbitos da comunidade Xavante. Há risco de um genocídio ser provocado nas comunidades indígenas”, alertou Dr. Eugênio.

O deputado Lúdio Cabral (PT), que também é médico, falou sobre a vulnerabilidade dos povos indígenas por uma questão fisiológica e também cultural. De acordo com o deputado, outras doenças e viroses já dizimaram a comunidade indígena em outros tempos.

“Só para reforçar a fala do Eugênio, a mortalidade entre os Xavantes já é no mínimo duas vezes maior do que no país. Isso significa que já teríamos mais de 110 mil mortes no Brasil (se fosse aplicada a mesma proporção). Os povos indígenas por sua constituição já possuem uma vulnerabilidade maior a essas doenças”.

O líder do governo e presidente da CCJR, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), se prontificou de imediato a intermediar uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e pediu para que Dr. Eugênio formalizasse o pedido durante a sessão plenária.

“Vamos convocar o secretário Gilberto para uma reunião para tratar exclusivamente dessa questão. Podem contar comigo, é nossa função fiscalizar e acompanhar. Há algum tempo acompanho o abandono da saúde indígena”, destacou Dilmar Dal Bosco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet