Olhar Direto

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Vídeo flagra advogado levando soco de policial da Força Tática durante abordagem

Da Redação - Isabela Mercuri

01 Jul 2020 - 09:00

Foto: Reprodução

Momento do soco; Felipe (detalhe de cima) e Alexandre (detalhe de baixo)

Momento do soco; Felipe (detalhe de cima) e Alexandre (detalhe de baixo)

Um advogado criminalista da cidade de Pontes e Lacerda (445km de Cuiabá) foi agredido com um soco no peito por um policial da Força Tática na última sexta-feira (26). O vídeo foi divulgado nas redes sociais, e a Polícia Militar e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) se manifestaram. Felipe C. Almeida, advogado criminalista, acompanhava uma abordagem na casa de um cliente que, segundo ele, havia sido preso por direção perigosa e dirigir com CNH vencida.

Leia também:
MPF denuncia conselheiro após PF flagrá-lo jogando cheques milionários em lixeira
 
Segundo publicação nas redes sociais, Felipe afirma que, além do soco, sofreu agressões verbais, e que os policiais disseram frases como:  “todo advogado criminalista é bandido”, “eu não gosto de advogado, “você é bandido igual a esse outro”, se referindo ao detido. Ele ainda divulgou o nome do policial, Alexandre Aparecido de Assis e afirmou que fez um boletim de ocorrência, exame de corpo de delito, e denúncia no tribunal de defesa das prerrogativas.
 

 
Após a divulgação do vídeo, a OAB-MT, por meio do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, afirmou que “designou representante em Pontes e Lacerda, para prestar as primeiras providências em seu apoio e orientação”.
 
A Ordem ainda classificou os atos como “inconcebíveis em desfavor de todos os cidadãos e muito mais àqueles que estão no exercício de suas atividades profissionais, como no caso do advogado ofendido, representando violação gravíssima às prerrogativas profissionais e configurando, além de violência real, ato tipificado como abuso de autoridade”, e afirmou que irá apurar o caso, além de cobrar a punição dos envolvidos, inclusive com afastamento dos policiais.

Outro lado
 
A Corregedoria da PM se manifestou por meio de nota, e também afirmou que irá apurar o caso: 
 
A Corregedoria da Polícia Militar informa que recebeu nesta segunda-feira (29.06) o vídeo relacionada à ocorrência envolvendo um advogado, situação registrada em Pontes e Lacerda, e que está analisando as imagens, solicitando cópias do Boletim de Ocorrência(BO), se houver, e outras documentações afetas aos fatos fins subsidiar o procedimento investigatório juntamente como material disponível até o momento.

Já o tenente-coronel Sandro Barbosa, comandante da Polícia Militar na região de Pontes e Lacerda, afirmou por meio de um áudio que a imagem foi tirada de contexto, e que o advogado havia aberto o portão para acobertar seu irmão, que é já foi preso por tráfico de drogas na região. 

O tenente explicou que tinha informações de que o veículo estaria transportando entorpecentes na região do córrego da onça. "Foi dado mandado de parada, ele fugiu e entrou pela cidade adentro, rampando quebra molas, fazendo manobras perigosas, com o telefone no ouvido, tentando localizar alguém que pudesse abrir o portão da casa pra ele poder fugir da Polícia". 

Sandro ainda explicou que a cena aconteceu após uma "fuga alucinada", e que "tudo isso tem que ser levado em consideração". "Por trás daquele empurrão tem toda uma cena de um crime que poderia ter sido evitada, se o irmão, a pessoa que foi empurrada, tivesse orientado a pessoa a parar e atender a PM fora da casa dele. Quem é a pessoa de bem que recebe uma ligação, falando que a Polícia está atrás dele e abre a porta?", questiona. 

O coronel ainda afirmou que o irmão do advogado já foi preso por tráfico de entorpecentes junto com um dos maiores traficantes de Pontes e Lacerda, inclusive pela Polícia Federal, e que o pai deles tem um mandado, também por tráfico de drogas, em aberto.

Sobre o policial que aparece nas imagens, o tenente afirma que ele não será afastado. "Por ele ter dado o empurrão está sendo vítima de pré-julgamento, e ele vai continuar fazendo o trabalho dele normalmente, porque aquele empurrão não é o suficiente para afastar o policial".

Alguns vídeos mostram a ação:



24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ValSantos79
    02 Jul 2020 às 21:51

    Mais nao deveriam terem entrado na casa, sem um mandato. Bandido foi mais rápido que os pms.

  • Dudu
    02 Jul 2020 às 18:43

    Boa policial, deveria ter dado mais forte!

  • Antonio
    02 Jul 2020 às 16:20

    OAB sendo OAB: sempre passando a mão na cabeça dos seus advogadinhos por piores que sejam

  • Ares
    02 Jul 2020 às 11:55

    Tem certas pessoas que acham que todo mundo tem sangue de barata e quebram a cara agora a opinião de um certo povo até pra comentar são covardes usam de alcunhas no anonimato não servem nem jamais servirá pra nada pode latir cacarejar como for é a torcida que grita desesperamente no estádio sem alterar o placar do jogo

  • Gilberto
    01 Jul 2020 às 15:58

    Com todo respeito a essa classe, mas existem muitos advogado que se acham o dono do mundo. Por ser advogado muitos acham que podem falar alto com um policial não respeitando a autoridade policial. Será que esse advogado não usou da estupidez contra esse militar? Há alguns casos que se o PM não for enérgico esses supostos advogados podem mandar até o fique quieto porque vc não sabe "Com quem está falando".

  • Caio
    01 Jul 2020 às 15:41

    Esse Tenente Assis não é o mesmo envolvido na máfia dos Combustíveis?

  • soldado ferido
    01 Jul 2020 às 13:34

    covarde

  • Sabiá Amarelo
    01 Jul 2020 às 13:21

    Só o que falta, afastar o Policial por estar fazendo bem seu trabalho. Nesse toco tem mel, pode procurar.

  • Vai com Deus
    01 Jul 2020 às 13:16

    Qual é a lei que manda bater, agredir, onde está escrito?

  • Degas
    01 Jul 2020 às 13:11

    É o que será que o advogado falou para o policial?Muitos advogados são soberbos,se acham.

Sitevip Internet