Olhar Direto

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Em média, óbitos por coronavírus em Cuiabá aconteceram após 16 dias do início dos sintomas

Da Redação - Wesley Santiago

05 Jul 2020 - 08:00

Foto: Reprodução/Ilustração

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

Dezesseis dias. Em média, este é o tempo entre o início dos sintomas e o óbito dos pacientes ocorridos em Cuiabá, segundo o Informe Epidemiológico sobre a Covid-19, publicado semanalmente pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso. As comorbidades mais letais dos pacientes da Capital são hipertensão, diabetes e doença renal/nefropatia.

Leia mais:
Cuiabá tem crescimento de 1.567% no número de óbitos em um mês; média é de oito por dia
 
O levantamento feito no Informe Epidemiológico sobre a Covid-19 compreende o período de de 14 de março a 27 de junho de 2020.
 
Entre os óbitos por Covid-19 (até 27 de junho) de residentes em Cuiabá, 56,7% eram do sexo masculino, com idade média de 64,5 anos (17 a 98 anos), sendo 67,3% idosos. Desses, aproximadamente 57% tinham entre 60 a 69 anos.
 
A média entre o início dos sintomas e a morte foi de 16,1 dias, variando de um a 99; entre a notificação do caso/internação foram 10,2 dias. A máxima até agora foi de 97 dias e a mínima um.
 
Somente 9,3% indivíduos que vieram a óbito não apresentaram doença crônica e 25 estão sob investigação.
 
Entre os 73,3% que tinham alguma comorbidade, as presentes foram: hipertensão, diabetes, doença renal/nefropatia, cardiopatia, obesidade, neoplasia, pneumopatia, doença hepática crônica, hipotiroidismo, doença vascular crônica, Alzheimer e sequela de poliomielite.
 
Em média foram 1,9 comorbidades/óbitos, sendo que 36,4% apresentavam somente uma comorbidade, predominando hipertensão. 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • José do tijucal
    05 Jul 2020 às 14:38

    Reclamem com os empresários de Cuiabá , fizeram protesto, salvaram a economia né , muito bom, as pessoas não tem importância.

  • Maitê Siqueira
    05 Jul 2020 às 11:32

    Ainda tem vegetais bolsominions que ladram ser gripezinha.

Sitevip Internet