Olhar Direto

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Notícias / Política MT

Parlamentares reúnem autoridades e indígenas para tratar de hospital durante a pandemia

Da Redação - Max Aguiar

03 Jul 2020 - 11:50

Foto: Reprodução

Parlamentares reúnem autoridades e indígenas para tratar de hospital durante a pandemia
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas esteve reunida nessa quinta-feira (02) com os parlamentares de Mato Grosso, representantes de lideranças indígenas e de órgãos como o Ministério Público Federal e a Funai para solucionar a questão da pandemia em áreas indígenas.

Leia mais:
Mortes por Covid-19 dobraram em 9 dias em MT; estado está no topo do ‘ranking’


A grave crise na saúde, provocada pelos casos da Covid-19 nos povos de etnia Xavante, tem deixado as autoridades em alerta enquanto buscam por soluções. 

Em aproximadamente 4 horas de reunião, os participantes conduzidos pela presidente da Frente Parlamentar, Deputada Joênia Wapichana, tiveram a oportunidade de manifestar suas preocupações e realizar encaminhamentos propositivos a fim de solucionar o problema, tendo em vista a situação peculiar que acomete os povos tradicionais, necessitando inclusive de um Hospital de Campanha próprio, maiores orientações acerca do uso de EPI´s e importância do distanciamento social, além do aperfeiçoamento da logística para entrega de doações.

“Temos lutado diuturnamente pelas resoluções em prol dos nossos parentes indígenas. Recentemente, conseguimos a liberação do recurso de mais de R$60.000,00 milhões de reais de verba impositiva para auxiliar nessa demanda e, ontem mesmo, sem alarde, estivemos com o Governador Mauro Mendes em Brasília reunidos com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatando o problema enfrentado em Mato Grosso e, em especial, pelos povos indígenas, que estão em situação calamitosa devido à sua vulnerabilidade”, ressaltou o líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Federal, deputado Neri Geller.

Já a deputada Rosa Neide, que vem coordenando a busca de soluções para o enfrentamento da pandemia pelos povos indígenas, frisou que o momento é de união entre os parlamentares, independentemente da bandeira partidária, “pois só assim será possível superar essa situação”, disse.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jc
    03 Jul 2020 às 17:48

    Estão fazendo tempestade em copo dágua.Venham aqui em Barra do Garca tem mais indo andando na Cidade que a população. Isto é desvio de foco e tentar retirar mais grana do Governo Federal

  • PAGADOR DE IMPOSTOS SEM RETORNO
    03 Jul 2020 às 14:20

    TEM QUE FECHAR FECHA MAS, E OS IMPOSTOS CONTINUAM TUDO IGUAL SEM VENDAS? CADÊ OS VEREADORES E DEPUTADOS DESSE ESTADO SE NÃO TEM RECEITA IMPOSSÍVEL PAGAR , ISSO É MASSACRE AOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS QUE JÁ VIVIAM SUFOCADOS COM ALTAS CARGAS TRIBUTÁRIAS AÍ O DESEMPREGO SÓ AUMENTA

Sitevip Internet