Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

APÓS PARALISAÇÃO

Deputado pede ajuda da bancada federal para garantir direitos a motoboys e entregadores de aplicativo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Entregadores pararam atividades na semana passada

Entregadores pararam atividades na semana passada

O deputado estadual João Batista (Pros) manifestou, por meio de um ofício, sua preocupação com a categoria de entregadores de aplicativos de todo o país. Sem direito a quarentena e empurrados à informalidade, os trabalhadores realizaram uma paralisação nesta última quarta-feira (1).

Leia mais:
Mendes culpa prefeitos por aumento de casos e critica decisões antecipadas: “não posso fazer um decreto para cada”

A intenção do parlamentar, como consta no ofício, é que os senadores e deputados federais voltem iniciativas para aqueles que, durante o período de pandemia, tornaram a tarefa de “motoboy” como sua principal fonte de renda.

“Vivemos um momento hoje no país, em que todos os direitos sociais estão sendo dilapidados. Precisamos criar mecanismos para proteger os trabalhadores que são ignorados pelo direito, a exemplo da Justiça Trabalhista de São Paulo, que em uma ação civil pública, negou vínculo empregatício entre o aplicativo iFood e os seus entregadores”, apontou o deputado em seu ofício. Medidas protetivas contra roubos e acidentes, assim como o pagamento adequado por quilometragem percorrida são outras demandas apresentadas pelo parlamentar.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Locomotiva, cerca de 5,5 mil pessoas auferiram receitas com aplicativos no ano passado. Com a evolução digital, o trabalho é demandado nas telas dos smatphones por aplicativos de entregas como iFood, Rappi, UBEr, James, entre outros, que se favorecem de uma mão de obra barata, sem patrão ou folha de ponto nessas plataformas.

“Nós como legisladores temos o dever de enfrentar esse debate, construindo ações e projetos que garantam direitos e deveres a todo cidadão trabalhador. Espero poder contar com apoio da bancada federal e estadual, para buscarmos uma resolução para essa questão, que merece todo nosso respeito”, finalizou João Batista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet