Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Processo lento

Com capacidade do Lacen reduzida, números de Covid-19 começam a ficar defasados em MT

Foto: Reprodução

Com capacidade do Lacen reduzida, números de Covid-19 começam a ficar defasados em MT
Com a curva crescente de contaminação e mortes por coronavírus em Mato Grosso, o resultado de exames já começa a ficar defasado no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). No documento de segunda-feira (5), por exemplo, o número de mortes na cidade de Sorriso apontado era de 17. No entanto, no site da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento já havia confirmado o 22º óbito por Covid-19.


Leia mais:
Ministério da Saúde não renova contrato e reduz capacidade de testes de Covid-19 em MT

Em meio à pandemia, a empresa responsável por fornecer materiais de testes nos laboratórios centrais de todo país não teve o contrato renovado pelo Ministério da Saúde. Portanto, em Mato Grosso a capacidade foi diminuída.

Antes era possível realizar 1.500 testes por dia e a capacidade diária caiu para 400. O último boletim aponta que um total de 24.894 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.412 amostras em análise.

Na época da suspensão dos contratos, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo criticou a decisão. "Estamos recebendo mais amostras e agora teremos menos estrutura para dar o resultado. O que saia em até 48, agora pode demorar até 72h. No começo da pandemia a gente dava 40 resultados por dia. Chegamos a 1.500. Agora vamos baixar para 400 casos. Menos casos serão entregues por dia. Não é um problema que só Mato Grosso vai passar. É do país inteiro. Infelizmente, temos que trabalhar diariamente com esses casos que nos pegam de surpresa", disse.

"Eu queria ter notícias boas, mas tenho que ser transparente para a população. É importante que a população não seja enganada e que tenha uma perspectiva real das coisas. Mas, assim, não tem notícia boa. O caso está feio e vai piorar. Eu sei que tem muitos empresários me condenando, mas teremos que tomar decisões. Ou a vida das pessoas ou aspectos econômicos", pontuou o secretário sobre o momento de crescimento dos números de pacientes com Covid-19. 

Na cidade de Colíder, o Estado apresenta três mortes e 253 casos confirmados. Já o boletim publicado pela Prefeitura Municipal confirma cinco óbitos e 301 pessoas com a doença. A defasagem também acontece na cidade de Sinop, pois a SES-MT apresenta 29 mortes e 586 casos de coronavírus. Já a Prefeitura confirma 30 óbitos e 610 infecções da doença.

Subnotificação 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) chegou a realizar um estudo sobre o real número de casos em Cuiabá e apontou que já seriam mais de 16 pessoas infectadas pelo coronavírus. No dia 29 de junho, quando publicado, a SES-MT confirmava 3.740. O restante seria fruto da subnotificação. 

Pesquisa realizada recentemente estimou que no Brasil para cada caso confirmado de coronavírus, registrado oficialmente, existem seis casos desconhecidos na população e, em Cuiabá seriam 5,7 casos não notificados para cada um que testou positivo. Ou seja, atualmente, existem 5.191 casos na Capital e na estimativa do estudo de subnotificações, o número real seria de pouco mais de 29 mil infectados pela doença. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet