Olhar Direto

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Iniciadas em abril, mortes por coronavírus já são 15% do total de todos os óbitos em MT neste ano

Da Redação - Isabela Mercuri

13 Jul 2020 - 14:18

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Iniciadas em abril, mortes por coronavírus já são 15% do total de todos os óbitos em MT neste ano
“Mas agora só morre gente por coronavírus?”: o questionamento é comum nas redes sociais. A resposta é não, mas os índices não deixam de ser assustadores. Isto porque os óbitos por Covid-19 em Mato Grosso representam mais de 15% de todos os registrados no ano de 2020 no estado. Vale a pena destacar que a primeira morte pela doença aconteceu no dia 3 de abril. Ou seja, mesmo com apenas três meses e meio de pandemia, a porcentagem alcançada já é alta em relação aos seis meses do ano até agora.

Leia também:
Cuiabá registra 12 mortes em um dia e chega a 325 vítimas da Covid-19; veja painel de casos
 
A porcentagem foi calculada a partir do número de óbitos oficiais divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até a noite de domingo (12), 1077, e o número de certidões de óbito emitidas no estado, disponível no site da Associação Nacional dos Notórios e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg). De janeiro até agora, morreram em Mato Grosso 7139 pessoas, por diversos motivos.
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também divulgou dados dos índices criminais, neste caso de janeiro a maio de 2020. Nestes cinco meses, foram registrados 14 latrocínios e 346 homicídios dolosos. No total, 360 mortes violentas. Em apenas três meses e meio, o coronavírus matou 199% a mais (1077 de 3 de abril a 12 de julho).
 
Média por mês
 
Se for feita uma média de mortes no estado, o valor ficaria próximo de 1098 óbitos por mês, desde janeiro. Neste caso, para os três meses e meio de pandemia (desde a primeira morte, em abril), a porcentagem dos óbitos por coronavírus em relação à todas as outras causas se aproxima dos 30%.
 
Até a noite de domingo (12), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que Mato Grosso teve 1077 mortes pela doença, além de 28.791 casos de Covid-19. Vale lembrar que os dados podem ser ainda maiores, pela falta de realização de testes e pelo atraso na divulgação dos resultados.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Iracema Guedes
    13 Jul 2020 às 17:33

    Seu Ramiro, minha amiga é ativista. Povo rua pedra preta CPA 2 é folgado mesmo. ELA defende a sociedade. Crianças não têm juízo. Adultos São folgados. Só bodurna resolve.

  • Seu Ramiro
    13 Jul 2020 às 14:39

    Cadê a moça da rua pedra preta do Cpa 2 com aquela ladainha dela? Vamos aguardar.

Sitevip Internet