Olhar Direto

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Cuiabá terá novo laboratório de testagem do coronavírus em 45 dias

Da Redação - Wesley Santiago

14 Jul 2020 - 09:25

Foto: Reprodução/Ilustração

Cuiabá terá novo laboratório de testagem do coronavírus em 45 dias
Cuiabá deverá ter, nos próximos 45 dias, um novo laboratório para análise de Covid-19. Ele será construído na modalidade modular, por isso a previsão é de que a estrutura esteja finalizada e pronta no prazo acima. O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Instituto Federal de mato Grosso e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto.

Leia mais:
Emanuel anuncia abertura de mais 20 leitos de UTIs a partir de hoje em Cuiabá
 
No novo laboratório serão realizados os testes de IgG e IgM que, diferente do exame RT-PCR já realizado no Campus, permite mensurar a quantidade de anticorpos do novo Coronavirus em amostras de sangue, sendo possível diagnosticar se o paciente tem ou já contraiu o vírus anteriormente.
 
“Essa grande parceria, necessária em um momento como esse, que vem emprestar a credibilidade, o preparo técnico, qualificação profissional e acadêmica do campus Bela Vista do nosso IFMT, para uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para lutar pela vida. Como prefeito da capital eu vim para agradecê-los, para reconhecer o trabalho de vocês. O placar normal da COVD-19 é o placar de óbitos, mas e se fosse o placar da vida? Quantas vidas não foram salvas nas unidades de saúde, quantas não foram salvas graças aos testes feitos pelo IFMT? Nós precisamos mostrar também o placar da vida. Infelizmente, um óbito é demais, eu gostaria que não tivesse, trabalho para que não tenhamos mais nenhum óbito realizando parcerias como essa”, comentou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Emanuel esteve acompanhado pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e a equipe técnica do Instituto Federal de Mato Grosso – campus Bela Vista, instituição parceira que fará uso da estrutura.
 
O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Instituto Federal de mato Grosso e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. A estrutura e terraplanagem, no valor de R$100 mil será ofertada pelo IFMT – campus Bela Vista. A instituição é quem vai operar o local, com sua equipe de profissionais voluntários.
 
“Esse projeto iniciou enquanto eu assistia televisão. Percebi que havia uma necessidade pelos testes. No mesmo dia a noite liguei para a professora Sandra, encaminhamos o projeto ao senhor prefeito, que comprou a ideia e tem nos ajudado desde então. Essa via de mão dupla de várias instituições tem sido muito significativa e nós queremos agradecer ao senhor por isso, dizer da nossa satisfação e nosso reconhecimento pelo trabalho que o senhor tem feito na nossa cidade. É um momento difícil, não é fácil, mas a gente percebe o seu compromisso e serenidade”, agradeceu o professor Deiver Alessandro Teixeira, diretor do IFMT – campus Bela Vista.
 
O Ministério Público Federal fará o investimento de R$ 1 milhão para custear o restante das obras. Já a Prefeitura de Cuiabá e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto contribuirão com os equipamentos e aquisição dos kits para testagem.
 
“A gente sabe que hoje as capas das manchetes são sempre as tragédias. Mas aqui a gente encontra o avesso da situação, o lado bom do ser humano, mesmo correndo risco de saúde, mas agindo em favor da sociedade. Desde o início, quando os professores me convidaram para trabalhar e buscar os recursos para compra de equipamentos eu não me furtei, ainda mais sabendo que são voluntários. Então, eu queria somar a luta de vocês e parabenizar cada um, do fundo do coração, pelo ato de honra, de coragem e de espírito púbico em favor de Cuiabá, em favor de Mato Grosso”, disse o deputado federal.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Senhor
    14 Jul 2020 às 23:43

    45 dias é muito tempo!!!

  • Jessica
    14 Jul 2020 às 19:08

    Em 45 dias muita gente ja morreu sem diagnóstico e sem medicamento. Um genocídio disfarçado de governo.

Sitevip Internet