Olhar Direto

Quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Notícias / Política MT

Centro de Triagem da Arena Pantanal terá 20 médicos por dia, sala de tomografia e teste rápido

Da Redação - Max Aguiar

15 Jul 2020 - 07:35

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Centro de Triagem da Arena Pantanal terá 20 médicos por dia, sala de tomografia e teste rápido
Falando em cooperação, o governador Mauro Mendes (DEM), anunciou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto para a próxima semana a abertura de um centro de triagem para pacientes com sintomas da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Segundo o chefe do Executivo, é mais uma forma de o governo ajudar os prefeitos, pois o trabalho de saúde básica é responsabilidade dos municípios. 

Leia mais:
Campanha pede doação de máscaras de mergulho criar para suporte ventilatório a pacientes com Covid-19

"Nós vamos cooperar aqui com a baixada cuiabana, com a atenção básica. A responsabilidade é dos prefeitos, mas nesse momento o governo quer ajudar. Por isso vamos criar esse centro de triagem. Lá [na Arena Pantanal] teremos médicos, medicamentos, tomografia, teste rápido. Será um centro para diagnosticar precocemente e medicar essas pessoas, sendo possível, se for esse o entendimento do médico, que o paciente saia de lá com remédio para que ele possa iniciar o tratamento", disse o governador.

O espaço está sendo montado e terá 20 médicos de plantão todos os dias para medir a temperatura, fazer o teste rápido e até exames como tomografia, raios-x e hemograma.

"Só não abrimos ainda porque nós estamos aguardando a chegada dos medicamentos. Compramos o kit covid e estamos aguardando a chegada para poder iniciar os trabalhos. Essa semana termina a montagem e provavelmente semana que vem teremos início", explicou Mauro.

O governador é enfático em dizer que lá não será um posto de saúde para que as pessoas com todas as comorbidades façam a consulta. O espaço será voltado exclusivamente para pacientes com sintomas da Covid-19. A expectativa é que não hajam filas ou aglomerações.

"Lá é para receber pessoas que estejam apresentando algum sintoma. Se todo mundo que tiver assintomático for lá, teremos fila quilométricas com 300 mil pessoas. Lá será um local para fazer a testagem, assim como era para estar acontecendo nos PSFs, nas UPAs, que é uma obrigação dos prefeitos. Nós vamos entrar ajudando. Isso é uma obrigação da atenção básica. Todos os dias teremos 20 médicos", concluiu o governador.

Mais detalhes sobre o espaço de triagem de saúde Arena Pantanal será divulgado na próxima semana pelo próprio Governo do Estado.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet